Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/973
Título: Análise da pressão arterial de pacientes hipertensos após o exercício aeróbico: revisão de literatura
Autor(es): Lucato, Jeanette Janaina Jaber
Sandonato, Beatriz Favalli
Rodrigues, Giovanna Domingues Huertas
Palavras-chave: Hipertensão
Pressão sanguínea
Data do documento: 2020
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SANDONATO, Beatriz Favalli; RODRIGUES, Giovanna Domingues Huertas. Análise da pressão arterial de pacientes hipertensos após o exercício aeróbico: revisão de literatura. São Paulo, 2020. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2020.
Resumo: INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) possui grande prevalência e é considerada o fator de risco mais preponderante para doenças cardiovasculares, sendo assim, a prática de exercício físico é uma estratégia recomendada e muito utilizada como tratamento não farmacológico para controlar alguns dos principais fatores de risco da HAS. OBJETIVO: Analisar o comportamento da pressão arterial em pacientes hipertensos após o exercício aeróbico. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de literatura, com levantamento bibliográfico realizado nas bases de dados eletrônicas PEDro, PubMed, SciELO e LILACS. Os critérios de inclusão dos artigos foram: estudos transversais e ensaios clínicos randomizados que abordassem os efeitos do exercício aeróbico em pacientes hipertensos e estudos publicados em revistas indexadas. Os critérios de exclusão foram: artigos que abordassem afecções de origem não cardiovascular; artigos que abordassem a hidroterapia; artigos que tratassem do exercício aeróbico na tensão arterial em normotensos; artigos que propunham uma intervenção de exercício aeróbico associando fármacos não convencionais aos hipertensos; protocolos que não fossem realizados em ambiente ambulatorial e artigos que se tratassem de revisões literárias. O período de publicação dos artigos foi de 2010 a 2020, os descritores gerais utilizados foram: "Hipertensão", "Pressão Sanguínea" e "Treino Aeróbico" nos idiomas português e inglês, por meio dos operadores booleanos "OR" e "AND". RESULTADOS: Foram encontrados no total 1879 artigos, incluindo todas as bases de dados, sendo elas, 81 na PEDro, 1389 na PubMed, 102 na SciELO e 307 na LILACS. Desses, 27 foram selecionados para o presente estudo. Na análise dos artigos, foi compreendido que a partir de sua intervenção os resultados podem ser variados: em 2 artigos não houve melhora da PA, em 3 não houve melhora da pressão arterial sistólica (PAS), em 1 houve melhora da pressão arterial diastólica (PAD), em 6 houve maior declínio na PAS em relação a PAD, em 1 a melhora foi mais evidente na PAD em relação a PAS, e no restante dos artigos foi constatado a melhora de ambas as pressões arteriais. CONCLUSÃO: Através de nossa revisão, foi possível verificar que pacientes hipertensos submetidos à exercícios aeróbicos com duração de 30 a 60 minutos, por 8 a 12 semanas de intervenção, apresentaram diminuição da PA.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/973
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Favalli Sandonato.pdf555.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.