Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/922
Título: Estilos parentais e a constituição do sujeito autônomo
Autor(es): Mareuse, Márcia
Gilli, Érica de Camargo
Palavras-chave: Família
Parentalidade
Data do documento: 2018
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: GILLI, Érica de Camargo. Estilos parentais e a constituição do sujeito autônomo. São Paulo, 2018. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2018.
Resumo: A família é o primeiro contexto social da criança e nossa sociedade reconhece que cabe aos pais ou cuidadores proporcionarem um ambiente seguro para o desenvolvimento dos filhos. Vários aspectos têm contribuído para mudanças na estrutura e dinâmica familiar, assim como novas concepções sobre a infância e estudos sobre os impactos das experiências infantis na personalidade adulta apontam a estilo autoritário dos pais, inadequado, sendo muitas vezes substituído por outras formas de agir, sem reflexão e, também, com consequências que nem sempre contribuem para o desenvolvimento saudável. Diante deste cenário, o que se vê são pais às voltas com o equilíbrio entre exigência- compreendida como atitudes parentais que buscam de alguma forma controlar os comportamentos dos filhos e responsividade, que faz referência aos comportamentos dos pais de serem contingentes às necessidades dos filhos. Este estudo buscou promover conhecimento e reflexão acerca das influências dos estilos parentais na constituição do sujeito autônomo. Consiste em uma pesquisa exploratória, que envolveu pesquisa bibliográfica em livros, dicionários, teses, dissertações e artigos científicos em língua portuguesa, disponíveis em revistas eletrônicas das bases de dados Scielo, Lilacs, Redalyc, Pepsic, Google Acadêmico e, em sites do Ministério da Educação, utilizando os descritores ?desenvolvimento?, ?autonomia?, ?família?, ?desenvolvimento?, ?desenvolvimento da autonomia?, ?parentalidade?, utilizando-se de operadores boleanos and e or. Os estudos permitiram constatar que a autonomia surge do fenômeno do desenvolvimento e é uma conquista gradativa, que depende da forma como o sujeito é estimulado emocional, intelectual e socialmente e apoiado desde os primeiros anos de vida pela família e/ou cuidadores. Cabe a eles a escolha dos demais contextos com os quais a criança irá se relacionar no sentido de fomentar uma educação emancipatória, que leve o indivíduo a ser sujeito de sua história, ativo e participante de forma consciente na sociedade. O estilo parental contingente a esses elementos é o autoritativo ou democrático, pois promove maior nível de competências sociais aos indivíduos. Ter consciência da importância das relações familiares e entender, que esse lugar se faz com atitudes e comportamentos, é o primeiro passo para a construção de sujeitos empreendedores em nível individual e social.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/922
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Érica de Camargo Gilli.pdf658.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.