Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/897
Título: A eficácia do uso de probióticos no tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA)
Autor(es): Freiberg, Clara Korukian
Eles, Maria Clara Lima
Bianchi, Nayara Ferreira
Palavras-chave: Fígado gorduroso
Hepatopatia gordurosa não alcoólica
Probióticos
Data do documento: 2020
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: ELES, Maria Clara Lima; BIANCHI, Nayara Ferreira. A eficácia do uso de probióticos no tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). São Paulo, 2020. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2020.
Resumo: A DHGNA, é caracterizada por uma deposição de lipídeos no parênquima dos hepatócitos excedendo 5% do peso desse órgão, representando um espectro de doenças que variam de esteatose simples a esteato-hepatite não alcoólica, que pode evoluir para fibrose hepática, cirrose e, eventualmente morte. Alguns fatores de risco como diabetes, obesidade e idade, apresentam um aumento simultâneo com os casos de DHGNA. Desta forma, esse estudo faz-se necessário para avaliar e conhecer diferentes aspectos importantes no uso de probióticos, promovendo o funcionamento da microbiota intestinal, no tratamento, controle e melhora da DHGNA. Sendo assim o objetivo se baseia em investigar os efeitos do consumo de probióticos no tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica e verificar a eficácia do uso de probióticos no tratamento da DHGNA. Para tal achados, foi desenvolvida uma revisão sistematizada da literatura com artigos científicos indexados na base de dados PubMed, de 2015 a 2019, sem distinção de idioma. A busca bibliográfica foi realizada por meio da técnica booleana (and) através da combinação dos descritores Liver steatoses e seus sinônimos AND Non-alcoholic fatty liver disease e seus sinônimos AND Probiotic e seus sinônimos; obtendo como resultados 191 artigos. Posteriormente, foram excluídos 94 artigos pela análise do título e 41 artigos pela análise do resumo, resultando em 56 artigos analisados nesse trabalho. O levantamento resultou em um referencial teórico e uma tabela de experimentos com os principais resultados evidenciados pelos autores. Portanto, a presente revisão conclui que a utilização de cepas bacterianas foi associada a uma eficácia do uso de probióticos no tratamento da DHGNA além de uma melhora nos parâmetros bioquímicos relacionados a progressão e os risco de desenvolvimento de DHGNA assim como retardou, o agravamento da mesma. Quanto as cepas que apresentam maior significância estatística se destacam as Bacteriodeites e Firmicuites. Nos estudos onde a suplementação foi associada a mudança no estilo de vida, relacionado a alimentação e atividade física frequente, os resultados se apresentaram mais efetivos. Os achados obtidos possuem relevância científica visto que, auxilia no desenvolvimento da prevenção da doença e impacta positivamente na vida das pessoas considerando o crescimento atual da patogenia devido o estilo de vida ocidental moderno.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/897
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Clara Lima Eles.pdf576.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.