Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/883
Título: Dieta vegetariana estrita nos primeiros mil dias de vida
Autor(es): Masquio, Deborah Cristina Landi
Costa, Edna Silva
Graziano, Barbara
Murari, Camila Aparecida
Monzillo, Luciana
Palavras-chave: Lactente
Nutrição da criança
Nutrição do lactente
Data do documento: 2020
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: GRAZIANO, Barbara; MURARI, Camila Aparecida; MONZILLO, Luciana. Dieta vegetariana estrita nos primeiros mil dias de vida. São Paulo, 2020. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2020.
Resumo: O vegetarianismo surgiu há cerca de 5 milhões de anos. Por volta de 3200 A.C, o vegetarianismo foi adotado no Egito por grupos religiosos, que acreditavam que a abstinência de carne criava um poder kármico que facilitava a reencarnação. Grandes filósofos gregos, como Pitágoras, Platão, Artistóteles também se tornaram defensores deste estilo alimentar. O movimento vegetariano mostrou-se de forma expressiva no século XIX, com a formação de grupos de vegetarianos, publicações literárias favorecendo a dieta vegetariana e com a abertura de restaurantes típicos desse tipo de dieta. Dentre as razões para que um indivíduo adote esse tipo de dieta, saúde, ética, direitos dos animais, meio ambiente, fome, economia e religião estão entre as principais. Segundo a American DieteticAssociation (2009), dietas vegetarianas estão associadas a uma série de vantagens para a saúde, como níveis mais baixos de colesterol, menor risco de doenças cardiovasculares, menor risco de hipertensão e diabetes tipo 2.Diante dos benefícios e possíveis riscos, torna-se necessário investigar se uma alimentação vegetariana estrita pode influenciar o estado nutricional, assim como o crescimento e desenvolvimento apropriado para o feto, lactente e criança até dois anos de idade. Este estudo teve como objetivo investigar os aspectos nutricionais da dieta vegetariana estrita e sua influência e viabilidade no desenvolvimento infantil nos primeiros mil dias de vida. Trata-se de uma pesquisa realizada por meio de revisão bibliográfica utilizando artigos científicos, teses e periódicos publicados nas bases de dados Google Scholar, Scielo e Pubmed, de 1992 a 2019.Sabe-se que a nutrição é essencial para garantir um bom estado de saúde e fornecer nutrientes adequados e importantes para cada fase da vida, e em caso de carências nutricionais de vitaminas e minerais, principalmente ferro, cálcio, zinco, Vitamina D e B12, alimentos fortificados e/ou suplementação devem ser indicados. Conclui-se que dietas vegetarianas estritas, quando planejadas de maneira adequada, atendem às necessidades nutricionais nos primeiros 1000 dias e seus benefícios se estendem em todos os ciclos de vida na promoção da saúde, bem estar, consciência e respeito pelo meio ambiente.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/883
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barbara Graziano.pdf508.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.