Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/855
Título: Estudo de genes associados a comunicação interatrial
Autor(es): Lima, Fabio Mitsuo
Melocco, Bruna Risi
Palavras-chave: Cardiopatias congênitas
Genes
Data do documento: 2020
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: MELOCCO, Bruna Risi. Estudo de genes associados a comunicação interatrial. São Paulo, 2020. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2020.
Resumo: A comunicação interatrial é uma malformação cardíaca e faz parte das cardiopatias congênitas mais frequentes, causando um déficit no fluxo sanguíneo do coração, já que essa malformação permite que os átrios se comuniquem entre si, através de um ruptura no septo interatrial. Essa ruptura por sua vez é chamado de comunicação interatrial, podendo acarretar uma qualidade de vida baixa para o indivíduo. O coração é formado a partir da terceira semana de gestação e envolve a expressão de genes específicos para a formação de cada estrutura cardíaca, como por exemplo os genes: NKX2.5, GATA4, TBX5. Amutação em algum desses genes leva a malformação em algumas áreas diferentes do coração, como uma malformação no septo interatrial, chamada de comunicação interatrial. Por isso, em alguns casos será necessário a oclusão dessa comunicação que existe entre os átrios, através de um procedimento percutâneo ou uma cirurgia convencional para que assim o fluxo sanguíneo volte a fluir da maneira correta para uma criança ou adulto.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/855
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Risi Melocco.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.