Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/783
Título: Vias metabólicas envolvidas na nefropatia diabética
Autor(es): Poppe, Sandra Castro
Coelho, Lucas Lenner
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Matriz extracelular
Data do documento: 2018
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: COELHO, Lucas Lenner. Vias metabólicas envolvidas na nefropatia diabética. São Paulo, 2018. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2018
Resumo: A Nefropatia Diabética (ND) é uma das complicações da Diabetes Mellitus, ocorre frequentemente no tipo I e é a principal causa de insuficiência renal em países desenvolvidos; além disso, é o principal motivo para pacientes ingressarem em diálise. Existem vários fatores de influência no desenvolvimento da doença, como o controle glicêmico adequado, mediadores humorais, perfil genético e fatores de crescimento. Todos esses fatores levam a alterações de vias metabólicas importantes na manutenção da matriz e membrana basal glomerular, dando início ao desenvolvimento da doença. A formação dos AGE (produtos finais de glicação avançada) é principalmente endógena e ocorre em condições fisiológicas em todos os tecidos e fluidos corporais. Os AGE afetam sobretudo moléculas de meia-vida longa, como o colágeno, e podem exercer uma importante função no processo natural do envelhecimento, contribuindo para o aparecimento ou agravamento de diversas doenças. Em níveis de glicose intracelular aumentados, a via dos poliois torna-se mais ativa, diminuindo a capacidade da célula em responder ao estresse oxidativo. A hiperglicemia aumenta a produção de DAG, promovendo uma maior ativação da PKC (proteina C cinase), que tem uma variedade de efeitos na expressão gênica. O aumento do fluxo da via das hexoaminas, resulta em aumento da expressão de TGF-ß1 e do inibidor do ativador do plasminogênio-1, promovendo crescimento e proliferação celular e dificuldade em degradar proteínas plasmáticas. Todas essas vias estão ligadas entre si, com um único fator em comum, a hiperglicemia. O trabalho tem como objetivo discutir as vias metabólicas envolvidas na patogênese da ND, após a realização pesquisas bibliográficas nas principais bases de dados. São necessários mais estudos para elucidar com mais clareza e complexidade as vias metabólicas envolvidas. A ND é uma doença complexa e estamos longe de entendê-la por completo, tornando possível um diagnóstico e um tratamento mais eficazes da doença.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/783
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Lenner Coelho.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.