Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/763
Título: Anemia ferropriva em crianças menores de 5 anos: importância do diagnóstico e tratamento
Autor(es): Oliveira, Patrícia Aparecida Ferreira de
Tsukamoto, Letícia Tiemy
Palavras-chave: Anemia ferropriva
Criança
Deficiência de ferro
Diagnóstico
Terapêutica
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: TSUKAMOTO, Letícia Tiemy. Anemia ferropriva em crianças menores de 5 anos: importância do diagnóstico e tratamento. São Paulo, 2021. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2021.
Resumo: Uma das principais causas de anemia no Brasil e no mundo é a anemia ferropriva. As crianças menores de 5 anos de idade fazem parte do grupo de risco e são bastante vulneráveis a desenvolver a anemia ferropriva devido a grande necessidade do ferro nesta fase da vida. Sendo assim, tanto o diagnóstico quanto o tratamento são importantes para a própria cura e prevenção da anemia ferropriva e de suas consequências. O objetivo é apresentar a importância do diagnóstico e do tratamento em crianças menores de 5 anos com anemia ferropriva no Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. A anemia ferropriva ainda permanece como uma das principais causas de anemia no Brasil. Esta anemia tem como principal causa a deficiência de ferro na dieta e fatores como, por exemplo, introdução de alimentos, a situação socioeconômica da família e qualidade dos serviços essenciais podem predispor as crianças a desenvolver este tipo de anemia. O ferro é necessário para diversas funções no organismo, sendo a principal, a eritropoiese. Quando há a falta do ferro, a formação de novos eritrócitos é comprometida e a anemia, principal doença relacionada, pode ser observada. O diagnóstico é frequentemente feito por meio da concentração de hemoglobina e dosagem de ferritina. O tratamento é feito com a ingestão de sulfato ferroso, sendo este bastante utilizado apesar de apresentar efeitos adversos consideráveis. A anemia ferropriva em crianças menores de 5 anos ainda é um problema de saúde pública no Brasil e a busca por métodos de diagnósticos melhores e tratamentos mais eficientes é imprescindível para a melhora na avaliação dos casos e na resposta ao tratamento.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/763
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia Tiemy Tsukamoto.pdf729.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.