Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/748
Título: A influência da alimentação infantil no desenvolvimento de autoimunidade em crianças e adolescentes
Autor(es): Jesus, Deborah Cristina Landi Masquio de
Freitas, Aline Borlenghi de
Azevedo, Beatriz Picoli de
Ferreira, Gabriela Garcia
Oliveira, Gabriela Possarli
Palavras-chave: Aleitamento materno
Criança
Lactente
Microbioma gastrointestinal
Data do documento: 2018
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: FREITAS, Aline Borlenghi de et al. A influência da alimentação infantil no desenvolvimento de autoimunidade em crianças e adolescentes. São Paulo, 2018. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2018
Resumo: Introdução: Os primeiros anos de vida são extremamente importantes para a criação dos hábitos alimentares, com repercussões na saúde do indivíduo em etapas futuras. O sistema imunológico é considerado imaturo ao nascimento, sendo desenvolvido e fortalecido a partir da ingestão de nutrientes e fatores imunológicos provenientes da alimentação nos primeiros mil dias de vida, sendo que o aleitamento materno representa uma das experiências nutricionais mais precoces do recémnascido. O Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma das doenças auto-imunes mais comuns, sendo caracterizada pela destruição da célula ß pancreáticas, que leva ao estágio de deficiência absoluta na produção de insulina. É considerada a segunda doença crônica mais frequente observada na infância, sendo responsável por 90% dos casos de diabetes nesta faixa etária. Objetivo: Investigar aspectos nutricionais relacionados ao desenvolvimento da autoimunidade em crianças e adolescentes. Métodos: Foi realizado uma revisão bibliográfica com pesquisa de artigos científicos publicados a partir de 2006 nas bases de dados LILACS, SCIELO e MEDLINE, nos idiomas em português e inglês. Utilizou-se a técnica booleana (AND, OR, NOT). Desenvolvimento: O sistema imunológico neonatal é um sistema imaturo que sofre mudanças constantes, e sabe-se que existem vários fatores exógenos desencadeantes de DM1, como fatores dietéticos. Estudos recentes indicam que a autoimunidade pode ser desenvolvida por estímulos envolvidos na programação metabólica. As evidências disponíveis consideram o tempo reduzido ou ausência do aleitamento materno como possível fator de risco modificável para a manifestação de autoimunidade. Mecanismos de proteção contra o DM1 proporcionados pelo leite materno incluem imunidade passiva fornecida pela imunoglobulina A secretora, aumento da proliferação de células ß em comparação a lactentes alimentados com fórmula e exposição retardada a antígenos alimentares. Estudos mostram que a exposição precoce a proteínas do leite de vaca no primeiro ano de vida pode aumentar a permeabilidade intestinal, causar inflamação da mucosa intestinal e aumentar o risco de autoimunidade de células ß. Outro fator envolvido na autoimunidade é a colonização intestinal desequilibrada, que é influenciada diretamente pelo tipo de aleitamento e alimentação nos primeiros anos de vida. O consumo alimentar pode moldar a estrutura e a atividade da microbiota intestinal, que, por sua vez, produz inúmeras moléculas que são absorvidas pelo hospedeiro e estão envolvidas na regulação de processos fisiológicos e do sistema imunológico. Conclusão: Aspectos nutricionais no início da vida, como ausência de aleitamento materno e introdução precoce de alérgenos alimentares, como o leite de vaca, podem estar envolvidos no desenvolvimento de doenças autoimunes, como DM1. O aleitamento materno é fundamental para a promoção e proteção da saúde do recémnascido, prevenindo doenças crônico-degenerativas na vida adulta.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/748
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Borlenghi de Freitas.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.