Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/705
Título: Expressão de fatores antivirais da imunidade inata em indivíduos infectados com SARS-CoV-2
Autor(es): Martins, Mauro Fantini Nogueira
Lima, Julia Cataldo
Palavras-chave: Antivirais
Interferons
SARS-CoV-2
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: LIMA, Julia Cataldo. Expressão de fatores antivirais da imunidade inata em indivíduos infectados com SARS-CoV-2. São Paulo, 2021. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2021.
Resumo: A pandemia de SARS-CoV-2 (síndrome respiratória aguda grave coronavírus-2) representa um grande desafio epidemiológico em todo o mundo e a doença causada por esse vírus, COVID-19 (Coronavirus disease -2019), já matou mais de 4,5 milhões de pessoas, segundo dados da organização mundial da saúde (OMS). A imunidade inata representa uma potente linha de defesa contra infecções virais e pode ser determinante em muitas patologias. Sabendo-se disso, o nosso objetivo neste estudo foi analisar a expressão gênica de fatores antivirais da imunidade inata em pacientes infectados pelo SARS-CoV-2. Os TLR7/8 (toll like-receptor 7/8) são receptores presentes em compartimentos endossomais, responsáveis pelo reconhecimento da simples-fita de RNA viral. Este reconhecimento, desencadeia a produção de IFN tipo I (interferon) ? citocina chave na resposta antiviral ?, que por sua vez, induz a produção de fatores antivirais, a partir de ISGs (Genes estimulados por IFN). Já é descrito que o SARS-Cov 1, pode limitar a produção de IFN, como forma de escape imunológico, limitando a produção de moléculas antivirais e facilitando a proliferação viral, assim, avaliamos a expressão constitutiva e induzida de ISGs em pacientes infectados pelo SARS-CoV-2. Utilizamos a técnica de RT-qPCR, em células do sangue periférico estimuladas com CL097 (agonista de TLR7/8) ou IFN tipo I, para analisar a expressão de ISGs entre indivíduos sadios e pacientes infectados pelo SARS-CoV-2. Nossos resultados mostraram que os pacientes infectados pelo SARS-CoV-2 possuem uma menor expressão de fatores antivirais quando estimulados com o agonista de TLR7/8 (CL097) em comparação com indivíduos sadios, porém quando estimulados com o IFN tipo I, a expressão desses fatores é equivalente aos controles. Os resultados corroboram com a nossa hipótese de que os pacientes possuem a via de produção do IFN alterada, igual ocorre na infecção pelo SARS-CoV-1.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/705
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julia Cataldo Lima.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.