Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/698
Título: Monitoramento da saúde dos adolescentes na atenção primária : desafios enfrentados pela equipe de saúde
Autor(es): Alexandre, Lourdes Bernadete dos Santos Pito
Brito, Tainá Cabral de
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Adolescente
Saúde do adolescente
Data do documento: 2019
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: BRITO, Tainá Cabral de. Monitoramento da saúde dos adolescentes na atenção primária: desafios enfrentados pela equipe de saúde. São Paulo, 2019. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2019.
Resumo: A promoção de comportamentos saudáveis durante a adolescência e a tomada de medidas para proteger melhor os/as jovens dos riscos para a saúde são fundamentais para a prevenção de problemas de saúde na idade adulta e para a futura saúde da população e capacidade de desenvolvimento dos países. A pesquisa teve por objetivo descrever os principais desafios vivenciados pela equipe de saúde da unidade de saúde de atenção primária em iniciar e dar continuidade ao cuidado integral aos adolescentes.Trata-se de uma revisão bibliográfica, em que foram selecionadas 04 bibliografias coletadas através da base de dados em saúde: Biblioteca Virtual em Saúde (BVSMS) no período de Dezembro de 2018 à Novembro de 2019 e que responde a seguinte questão norteadora: quais os motivos do afastamento dos adolescentes quanto a busca de informações e cuidado nas Unidades Básicas de Saúde? Após a análise dos resultados, foi possível observar a falta de capacitação e as dificuldades dos profissionais de saúde em lidar com as demandas específicas da faixa etária, de modo a prejudicar a busca ativa dos adolescentes e a ofertar um cuidado integral. Conforme a realidade que o adolescente vive, torna-se necessário viabilizar os programas de saúde pública, planejando e desenvolvendo ações integradas direcionadas à diminuição da vulnerabilidade da população adolescente, e que permitam ao enfermeiro e aos demais profissionais de saúde refletirem sobre o cuidado direcionado a esse grupo populacional que deve ser gerador de impacto. Ficou evidente a ausência de apoio, a atuação e o envolvimento governamental em relação ao direcionamento do cuidado a este público em questão, impactando diretamente no desenvolvimento e capacitação dos profissionais para atender suas demandas específicas e na eficiência do acolhimento. Além disso, ficou perceptível, a escassez de estudos com foco no adolescente, tal situação é sugestiva de realização de futuros trabalhos de campo.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/698
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAINÁ CABRAL DE BRITO.pdf942.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.