Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/687
Título: A influência dos mecanismos celulares do envelhecimento e da circulação extracorpórea no desenvolvimento de distúrbios neurocognitivos pós-operatórios
Autor(es): Xylaras, Beatriz Duarte Palma
Lima, Isabela Ferreira
Nunes, Maria Luiza Vieira
Palavras-chave: Circulação extracorpórea
Delírio
Envelhecimento
Estresse oxidativo
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: LIMA, Isabela Ferreira; NUNES, Maria Luiza Vieira. A influência dos mecanismos celulares do envelhecimento e da circulação extracorpórea no desenvolvimento de distúrbios neurocognitivos pós-operatórios. São Paulo, 2021. 128 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2021.
Resumo: Os principais distúrbios neurocognitivos pós-operatórios relatados são o delirium pós operatório (DPO) e a disfunção cognitiva pós-operatória (DCPO), encontrados de maneira recorrente na população em idade avançada, submetida a cirurgias cardíacas com o uso de circulação extracorpórea (CEC). Os componentes relacionados com a fisiopatologia de ambos os quadros envolvem, principalmente, a neuroinflamação, a exacerbação do estresse oxidativo e distúrbios no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA, do inglês hypothalamic-pituitary-adrenal axis), sendo a união destes fatores, um dos responsáveis pelas alterações na neurotransmissão. O DPO e a DCPO são conhecidos por apresentarem características difusas e desafiadoras de identificar, sendo capazes de gerar perturbações na atenção, cognição e orientação em relação ao ambiente. Além disso, os impactos do DPO e DCPO se estendem também para o aspecto financeiro, aumentando o tempo de internação e o uso de recursos hospitalares, refletindo em maiores gastos para os sistemas de saúde. Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento destes quadros é a idade avançada, uma vez que o organismo idoso apresenta características que os tornam mais suscetíveis a esses quadros, como alterações na estrutura e no funcionamento cerebral. A técnica de CEC sofreu diversas modificações ao longo dos anos, visando melhores resultados durante e após cirurgias cardíacas. Todavia, este circuito ainda apresenta efeitos negativos na cognição dos pacientes, principalmente no período pós-operatório e, deste modo, verificar a repercussão da CEC no surgimento de distúrbios neurocognitivos pós-operatórios em idosos é uma questão de fundamental importância. Este estudo teve como objetivo verificar a influência da CEC e do envelhecimento no desenvolvimento de DPO e DCPO em idosos, descrever e correlacionar os mecanismos de desenvolvimento destas condições, com o processo de senescência e analisar sobre quais mecanismos a CEC exerce mais impacto. Para esta pesquisa, realizou-se uma revisão bibliográfica em que foram utilizadas plataformas de busca como PUBMED, SciELO e Google Acadêmico, selecionando artigos a partir de 2010 e livros publicados desde 2006 relacionados ao tema. Os resultados obtidos com esse método de pesquisa foram dados bibliográficos sobre o envelhecimento e os mecanismos que se correlacionam com a fisiopatologia de DPO e DCPO, a forma que essas condições se apresentam e informações sobre o progresso e funcionamento da técnica de CEC, além de seu impacto para o desenvolvimento de DPO e DCPO. Deste modo, constatou-se uma cooperação fundamental do vulnerável organismo em senescência para o desenvolvimento de DPO e DCPO, apresentando o circuito de CEC como um forte estimulador para a evolução destes quadros, por meio da interferência no processo de inflamação, assim, evidenciando a urgência no diagnóstico e reversão destes distúrbios.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/687
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabela Ferreira Lima.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.