Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/633
Título: Infertilidade masculina gerada por tumores de células de leydig combinados às terapias antineoplásicas
Autor(es): Oliva, Samara Urban
Russo, Bruna Monsale
Semenzim, Thaís Bellintani
Palavras-chave: Infertilidade masculina
Neoplasias
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: RUSSO, Bruna Monsale; SEMENZIM, Thaís Bellintani. Infertilidade masculina gerada por tumores de células de leydig combinados às terapias antineoplásicas. São Paulo, 2015. 48 p. Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Biomedicina do Centro Universitário São Camilo
Resumo: As células de Leydig tem como principal função a produção de andrógenos, tanto para a regulação parácrina da espermatogênese, quanto para a ocorrência dos efeitos sistêmicos endócrinos, androgênicos e anabólicos extra testiculares. São responsáveis pela secreção da testosterona, hormônio responsável pela masculinização do sistema urogenital masculino. Os diversos tipos de tumores testiculares causam danos à função reprodutiva masculina, podendo acarretar infertilidade em pacientes jovens e em idade reprodutiva. Os tumores testiculares são classificados em germinativos e não germinativos. A variante mais frequente de tumores não germinativos do testículo é o tumor que acomete as células de Leydig. Existem diversos métodos de tratamento para os indivíduos portadores de cânceres de células de Leydig, sendo possível a intervenção cirúrgica, a radioterapia e o tratamento quimioterápico citotóxico, considerado o mais bem-sucedido no que se diz respeito às altas taxas de sobrevivência. Entretanto, a preocupação dos médicos e cientistas em relação aos efeitos colaterais causados pela radioterapia e quimioterapia vem crescendo, já que elas não apresentam seletividade para os tecidos tumorais. Tanto os tumores testiculares quanto suas diferentes modalidades de tratamento possuem um grande impacto deletério sobre a reprodução humana, podendo submeter o paciente a um estado de esterilidade transitório ou, em casos mais raros, esterilidade permanente.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/633
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Monsale Russo.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.