Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/620
Título: Aplicação dos aptâmeros na terapia direcionada do câncer: perspectivas no uso de aptâmeros como sistema de entrega
Autor(es): Lima, Fabio Mitsuo
Kinjo, Beatriz Sayuri
Honorio, Karina de Azevedo Vieira
Palavras-chave: Aptâmeros de nucleotídeos
Nanopartículas
Neoplasias
RNA
Terapia de alvo molecular
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: KINJO, Beatriz Sayuri; HONORIO, Karina de Azevedo Vieira. Aplicação dos aptâmeros na terapia direcionada do câncer: perspectivas no uso de aptâmeros como sistema de entrega. São Paulo, 2021. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2021.
Resumo: Atualmente, o câncer é a principal causa de morte dentre as doenças crônicas não transmissíveis e o principal obstáculo para o aumento da expectativa de vida em todos os países. Os tratamentos convencionais, embora amplamente utilizados, apresentam elevada toxicidade que se reflete em efeitos colaterais significativos para o paciente e afetam sua qualidade de vida. A terapia-alvo do câncer é uma abordagem capaz de proporcionar uma ação direcionada para as células tumorais, reduzindo a toxicidade do tratamento, entretanto as moléculas utilizadas como drogas-alvo, como anticorpos monoclonais, apresentam limitações inerentes que vêm sendo progressivamente identificadas conforme a expansão de suas aplicações. Tais limitações incentivam a pesquisa de novos agentes e novas abordagens a fim de melhorar a eficácia das terapias já estabelecidas. Esta revisão narrativa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a aplicação de aptâmeros na terapia direcionada do câncer, enfatizando a utilização dos aptâmeros como sistema de entrega de quimioterápicos, siRNA, imunomoduladores e nanopartículas funcionalizadas. Para isso, foram selecionados artigos científicos em português e inglês, publicados entre 1989 e 2021, nas bases de dados Pubmed, Scielo e Google Scholar. As publicações evidenciam a viabilidade quanto à aplicação clínica dos aptâmeros nos mais diversos campos da oncologia, como agentes terapêuticos, plataformas para entrega direcionada e ainda como ferramentas para diagnóstico e pesquisa de novos biomarcadores. Embora paralelos sejam traçados entre as tecnologias de aptâmeros e anticorpos monoclonais, acreditamos que os aptâmeros têm muito a contribuir conjuntamente com os anticorpos monoclonais, em um modelo de "coalizão" contra os variados tipos de cânceres. Os avanços no desenvolvimento de técnicas que identificam e que sequenciam novos biomarcadores e mutações do câncer tornam cada vez mais necessária a utilização de moléculas terapêuticas que tenham seletividade elevada, sem para isso precisar penalizar regiões saudáveis do organismo do paciente. Os aptâmeros configuram uma tecnologia inovadora e de abrangente aplicabilidade para esta finalidade.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/620
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Sayuri Kinjo.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.