Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/608
Título: Utilização da impressão 3D em artroplastias de quadril e joelho: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Melo, Homero José de Farias e
Bonini, Giovanna Gonçalves
Palavras-chave: Artroplastia do joelho
Artroplastia de quadril
Ressonância magnética
Impressão tridimensional
Data do documento: 2019
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: BONINI, Giovanna Gonçalves. Utilização da impressão 3D em artroplastias de quadril e joelho: uma revisão bibliográfica. São Paulo, 2019. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2019
Resumo: A osteoartrose (OA) vem sendo um problema de saúde pública muito frequente, principalmente pelo aumento da expectativa de vida mundial. Por se tratar de uma doença do metabolismo ósseo é muito comum a necessidade de intervenção cirúrgica. A OA, é definida como uma doença da articulação crônica e degenerativa da cartilagem articular, resultando na crepitação óssea e também pode estar relacionada com a diminuição do nível de estrógeno no período pós menopausa, sendo assim, existe uma maior incidência no sexo feminino. Por conta do comprometimento articular, é necessária a substituição dessa articulação por uma prótese, este procedimento é denominado artroplastia. No Brasil, as artroplastias mais comuns são a de quadril (ATQ) e joelho (ATJ) respectivamente. A tecnologia de impressão 3D nos últimos anos vem ganhando muito espaço no ramo das próteses e a ideia de confeccionar uma prótese ou implante ortopédico utilizando esta tecnologia vem sendo muito promissora pelo fato de melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos pacientes. Essas próteses 3D, são confeccionadas a partir de imagens bidimensionais obtidas por exames de Tomografia Computadorizada (TC) ou Ressonância Magnética (RM), para assim ter as dimensões exatas do paciente confeccionando uma prótese customizada e personalizada. Existe um grande interesse por pesquisas e estudos acerca dos materiais biocompatíveis, afim de produção dessas próteses. A impressão 3D na ortopedia vem cada vez mais ganhando espaço pelo fato de dar uma melhor qualidade de vida ao paciente com um melhor custo-benefício, dessa forma vislumbra-se o grande potencial que essa tecnologia terá no futuro da medicina.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/608
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovanna Gonçalves Bonini.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.