Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/590
Título: O impacto dos cuidados paliativos na vida dos familiares
Autor(es): Sá, Ana Cristina de
Brogini, Gabriela de Cássia
Silva, Tábata Lopes da
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Família
Equipe de assistência ao paciente
Qualidade de vida
Relações profissional-família
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: BROGINI, Gabriela de Cássia; SILVA, Tábata Lopes da. O impacto dos cuidados paliativos na vida dos familiares. São Paulo, 2015. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2015.
Resumo: Introdução: Os cuidados paliativos têm como intuito promover a qualidade de vida ao paciente, em prol da diminuição do sofrimento. O tratamento em Cuidados Paliativos deve reunir as habilidades de uma equipe multiprofissional para ajudar o paciente a adaptar-se às mudanças de vida impostas pela doença, e promover a reflexão necessária para o enfrentamento desta condição de ameaça à vida para pacientes e familiares. Objetivo: Verificar em literatura nacional quais pesquisas vem sendo publicadas sobre o impacto dos cuidados paliativos na vida dos familiares, descrever o tipo de pesquisa que vem sendo produzida, quais profissionais que estão publicando sobre o tema e respectivas qualificações, qual o ano de maior publicação e as principais conclusões dos autores. Metodologia: O presente estudo consiste em uma revisão integrativa sobre o tema O Impacto dos cuidados paliativos na vida dos familiares, abrangendo o período de 2007 a 2014. Foi realizada uma pesquisa integrativa a partir dos descritores ?Cuidados Paliativos?, de acordo com o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). Na seleção dos artigos utilizou-se as bases de dados e artigos Lilacs, SCielo e Medline. Foram adotados critérios de inclusão e exclusão para propiciar uma análise minuciosa. Resultados: Dos 22 artigos levantados em bases científicas, apenas 10 foram considerados válidos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados foram apresentados por meio de gráficos, e com o intuito de realizar uma análise qualitativa do conteúdo desenvolvido pelos autores, as principais conclusões foram divididas em quatro categorias: Participação da família no tratamento, sentimentos vivenciados pelos familiares, a comunicação como estratégia de cuidado e a fé como instrumento de apoio ao familiar. Conclusão: O estudo proporcionou uma visão holística do assunto, mostrando que há poucos trabalhos publicados e que há uma grande necessidade de proporcionar um cuidado integral aos familiares dos pacientes, pois eles estão passando por uma fase de transição necessitando de uma equipe multidisciplinar.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/590
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela de Cássia Brogini.pdf314.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.