Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/589
Título: Proposta de plano educacional para capacitação de enfermeiros no cuidado ao recém-nascido em hipotermia induzida
Autor(es): Guareschi, Ana Paula Dias França
Tavares, Larissa Narimi Myashiro
Ghefter, Mariana Reis
Palavras-chave: Educação em enfermagem
Neonatologia
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: TAVARES, Larissa Narimi Myashiro; GHEFTER, Mariana Reis. Proposta de plano educacional para capacitação de enfermeiros no cuidado ao recém-nascido em hipotermia induzida. São Paulo, 2015. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2015.
Resumo: Introdução: A educação permanente é uma das atribuições do enfermeiro educador, que atua na busca da capacitação e qualificação de sua equipe nas instituições de saúde. O paciente complexo da unidade de terapia intensiva neonatal exige do enfermeiro o aprimoramento do conhecimento, e aquisição de novas práticas, propiciando uma atuação resolutiva e qualificada. A terapia de hipotermia neonatal é uma prática recente no Brasil, recomendada como tratamento da encefalopatia hipóxico-isquêmica (EHI) moderada a grave, exige do enfermeiro o conhecimento necessário, para o planejamento da assistência de enfermagem segura e eficaz. Objetivo: Elaborar uma proposta de plano educacional sobre assistência de enfermagem ao recém-nascido (RN) em hipotermia induzida,descrevendo a indicação e complicações do tratamento. Método: Foi realizada revisão bibliográfica em bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde (LILACS), e nas bases de texto da Scientific Eletronic Library Online (Scielo) nos últimos 10 anos, materiais datados de período anterior foram utilizados devido relevância. Foram incluídos 18 artigos com resumos relacionados ao tema, texto completo disponível, artigos em língua portuguesa e inglesa. Foram excluídos artigos que abordavam, exclusivamente, a hipotermia induzida em adultos e a hipotermia como complicação em neonatos. Resultado/Discussão: A educação na enfermagem é essencial para a capacitação da equipe de enfermagem, principalmente, em terapias inovadoras, como a hipotermia neonatal. O manejo desta terapia exige do enfermeiro conhecimento acerca da indicação, complicações, como síndrome da lesão por frio e suspensão do tratamento; manutenção e controle rigoroso da hipotermia; cuidados com dispositivos, recursos tecnológicos e avaliação crítica do paciente. Para tanto, foi elaborado um plano de aula contendo as informações pertinentes para o planejamento da assistência de enfermagem, assim como, um impresso de controle rigoroso de sinais vitais. Para avaliação do conhecimento prévio do enfermeiro acerca do assunto, e do conhecimento adquirido após a aula, foi elaborado pré-teste e pós-teste com questões relacionadas. Conclusão: A terapia neuroprotetora de hipotermia neonatal induzida tem se mostrado segura e eficaz no tratamento da EHI, porém ainda apresenta escassez de estudos nacionais, especialmente, para Enfermagem. O enfermeiro como líder da equipe de enfermagem, tem papel fundamental na capacitação acerca do cuidado do RN sob esta terapia, para tanto, a proposta de plano educacional visa instrumentalizar o enfermeiro na realização da educação permanente neste contexto.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/589
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Namiri Myashiro Tavares.pdf363.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.