Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/582
Título: Complicações do cateterismo cardíaco no setor de hemodinâmica: ações do enfermeiro no manejo e prevenção
Autor(es): Costa, Mildred Patrícia Ferreira da
Lotze, Carla
Santos, Thais Tainara Coutinho dos
Palavras-chave: Cateterismo cardíaco
Cuidados de enfermagem
Diagnóstico de enfermagem
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: LOTZE, Carla; SANTOS, Thais Tainara Coutinho dos. Complicações do cateterismo cardíaco no setor de hemodinâmica: ações do enfermeiro no manejo e prevenção. São Paulo, 2015. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2015.
Resumo: Introdução: o setor de hemodinâmica é uma unidade onde são realizados procedimentos de caráter diagnóstico e terapêutico, com técnica invasiva, cateteres, contraste e imagem radiológica. Indivíduos submetidos ao cateterismo cardíaco estão sujeitos a complicações com danos reversíveis ou não. O enfermeiro hemodinamicista deve ser versátil para atender suas funções, sendo que muitas exigem tomadas de decisão rápida e precisa, como no manejo das complicações. Esse profissional deve ser um líder, com capacidade de gerenciamento e conhecimento técnico-científico. Objetivos: identificar as complicações relacionadas ao paciente durante o cateterismo cardíaco e descrever o papel do enfermeiro na prevenção e manejo das possíveis complicações que podem ocorrer no setor de hemodinâmica. Método: revisão narrativa da literatura a partir da busca bibliográfica nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, utilizando os descritores ?Cateterismo Cardíaco?, ?Cuidados de Enfermagem? e ?Diagnóstico de Enfermagem?, nos idiomas português, inglês e espanhol, no período entre 2005 a 2015. Foram considerados critérios de exclusão as complicações que ocorrem antes da inserção do cateter; aquelas que ocorrem fora do setor de hemodinâmica e as relacionadas a materiais, equipamentos e tecnologia. Foram encontrados 53.385 artigos e após a aplicação dos filtros, critérios de inclusão e exclusão, 7 foram utilizados para a elaboração dos resultados. Para a categorização das complicações adotou-se o modelo de Oliveira, Angeli e Gottschall, que classifica em três graus de severidade e 10 categorias. Resultados: Após avaliação criteriosa dos artigos selecionados identificou-se que a complicação mais prevalente foi de origem arrítmica, sendo a principal causa de parada cardiorrespiratória. As complicações que são da competência da enfermagem para prevenir ou intervir relacionam-se a lesão de pele, sangramento, reações alérgicas, infecção, nefropatia induzida por contraste e ansiedade. Para prevenir e intervir nas complicações é preciso que o enfermeiro conheça os riscos do paciente a partir de uma anamnese detalhada, planeje estratégias, treine sua equipe e esteja preparado para atuar nas intercorrências, prestando assistência de qualidade e direta ao paciente. Conclusão: as principais complicações são de caráter arrítmico e vascular, sendo o enfermeiro peça chave no setor de hemodinâmica, tanto nas ações preventivas como assistenciais para garantir um procedimento seguro.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/582
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Lotze.pdf185.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.