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http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/581
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Franco, Dalva de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Marques, Daniela Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Dayane Westhofer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T17:27:59Z | - |
dc.date.available | 2022-01-06T17:27:59Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Daniela Pereira; LIMA, Dayane Westhofer. Cultura escrita na educação infantil. São Paulo, 2021. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/581 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta o tema da alfabetização por meio da construção da cultura escrita na educação infantil com crianças de 4 a 6 anos, a investigação faz se mediante a perspectiva do letramento que precede a alfabetização convencional. Questões latentes se dão neste contexto, onde pesquisadores como Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Magda Soares, entre outros, elencam importantes pontos sobre o tempo e forma de a construção do processo do letramento para a alfabetização ser bem-sucedida na etapa recomendada e, com isto todo o processo de concretização da cultura escrita perante estas crianças na vivência da educação infantil na educação básica. Fez-se estudos sobre o caminho percorrido pela alfabetização no Brasil, sobre legislação e o desenvolvimento da criança e suas habilidades no contexto da educação infantil, levantou-se informações sobre linguagens e culturas, sobre a escrita, envolvendo a alfabetização, o letramento e suas particularidades, a linguagem verbal na aprendizagem infantil e o papel da escola na cultura infantil e suas práticas. A sondagem do letramento apresentou a especificidade pedagógica a ser concretizada nesta etapa da educação básica diante de fundamentos da educação infantil, tendo como cerne os documentos nacionais produzidos regulamentados através da Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases. Os pressupostos teóricos de Emília Ferreiro desvendaram mecanismos pelos quais crianças aprendem a ler e a escrever, alterando assim a visão do uso de cartilhas para alfabetizar, enquanto Magda Soares traz a questão da alfabetização atrelada ao letramento sob os princípios pedagógicos e a importância na criança aprender a ler e escrever através de meios de práticas e vivências reais de leitura e escrita. Vigotski também elenca a interação social no desenvolvimento da aquisição de repertório de experiências vivenciadas. A partir das pesquisas realizadas conclui-se que a cultura escrita na educação infantil traz expectativas diversas, como o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, das práticas sociais, o desenvolvimento das linguagens, de vínculos afetivos e sociais que promova segurança e respeito ao próximo. Contudo, o alfabetizar propriamente dito, é uma construção, a criança necessita desse percurso para se tornar uma ação que a favoreça quanto à aquisição de maturidade individual para o aprendizado dos símbolos, e assim futuramente torne-se um processo natural de alfabetização e letramento, sempre andando em paralelo através do convívio em um ambiente alfabetizador e, não necessariamente o ato da alfabetização convencional para crianças atendidas nas instituições de educação infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário São Camilo | - |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | Cultura escrita na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) |
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