Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/527
Título: Avanços na entrega segura e direcionada de RNAs interferentes às células cancerosas
Autor(es): Lima, Fabio Mitsuo
Ferreira, Gustavo Manoel
Palavras-chave: Aptâmeros de nucleotídeos
Interferência de RNA
MicroRNAs
Nanopartículas
Neoplasias
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: FERREIRA, Gustavo Manoel. Avanços na entrega segura e direcionada de RNAs interferentes às células cancerosas. São Paulo, 2021. 99 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2021.
Resumo: O Câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e resulta de eventos mutagênicos múltiplos e sequenciais desenvolvidos por fatores de risco internos e externos. Apesar dos consideráveis esforços projetados nas últimas décadas para prevenção, detecção e tratamento desta doença, as complexas vias de regulação e progressão do câncer, a heterogeneidade tumoral e metástases geralmente enfraquecem a eficiência das terapias convencionais. Levando em consideração esses fatores, juntamente com a falta de especificidade e seletividade das terapias usadas atualmente, os RNAs que promovem a regulação da expressão gênica têm sido considerados uma das ferramentas mais notáveis para impedir o crescimento desordenado das células de alguma parte do corpo e evitar grandes efeitos colaterais. Contudo, essa terapia enfrenta alguns desafios a serem superados, como estabilidade e entrega bem sucedida in vivo. Diante disso, modificações químicas e moléculas de aptâmero conjugadas com nanopartículas demonstraram eficácia na entrega segura e seletiva de RNAs terapêuticas a células cancerosas. O direcionamento dessa terapia gênica requer aptâmeros modificados quimicamente e estruturalmente, com características únicas derivadas de métodos de produção específicos para a aplicação. Apesar das diversas vantagens de seu uso, as quimeras aptâmero-RNA ainda sofrem com a degradação enzimática nos lisossomos e incapacidade de atravessar de imediato a membrana celular aniônica. Dessa forma, a conjugação de aptâmeros a nanocarregadores carregando RNAs terapêuticos surgem como alternativas para promover o escape endossômico adequado, absorção celular aumentada, acumulo de suas cargas nas células alvo e proteção de ácidos nucléicos na corrente sanguínea. Essa revisão discute o avanço na terapia por interferência de RNA, bem como sua aplicação médica através da entrega mediada por nanopartículas conjugadas com aptâmeros.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/527
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo Manoel Ferreira.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.