Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/523
Título: Comportamento social em ratos Wistar e em ratos espontaneamente hipertensos em diferentes idades: compreendendo a linguagem SHR
Autor(es): Xylaras, Beatriz Duarte Palma
Ciampone, Giulia de Souza
Palavras-chave: Comportamento social
Esquizofrenia
Hipertensão
Ratos endogâmicos SHR
Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: CIAMPONE, Giulia de Souza. Comportamento social em ratos Wistar e em ratos espontaneamente hipertensos em diferentes idades: compreendendo a linguagem SHR. São Paulo, 2021. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2021.
Resumo: Em 1964, Okamoto e Aoki desenvolveram uma linhagem de ratos espontaneamente hipertensos (SHR), por cruzamentos seletivos, a partir de uma colônia de ratos Wistar (WKY) normotensos. Os animais da linhagem SHR apresentam características comportamentais que permitem estudos de doenças psiquiátricas, tais como esquizofrenia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Apresentam características distintas na neuromorfologia, neurofisiologia e no comportamento; além de servirem como modelos para estudos da patogênese, consequências e manutenção da hipertensão. Embora seu uso seja vantajoso, poucos conhecem a linhagem. Sabe-se que SHRs e WRs apresentam diferenças no comportamento social; contudo, existem diversas discrepâncias na literatura ao estudarem este tema. Ademais, nenhum autor focou os estudos na investigação da idade na qual essas alterações se desenvolvem. Portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica, comparando principalmente os parâmetros neuromorfológicos, neurofisiológicos e comportamentais entre SHRs e WRs. A etapa experimental, por sua vez, teve o objetivo de avaliar as diferenças no comportamento social entre as duas linhagens, em animais jovens adultos e adultos. Para a revisão, foram realizadas leituras de artigos e livros utilizando diversas bases de dados, sem restrição de período. Para o experimento, foram realizados os testes de interação social e de investigação social, avaliando a atividade locomotora, comportamento social e exploratório em duas idades diferentes (P60 e P90). Os resultados da revisão permitiram compreender a importância da linhagem SHR como modelo para mimetizar diversas condições humanas. Além disso, permitiu perceber que, além de existirem diferenças entre esses ratos e WRs, os SHRs também apresentam diferenças significantes em relação às outras linhagens. Com os resultados dos experimentos, foi possível relatar que existem diferenças no comportamento social e na atividade locomotora da linhagem em questão. Os SHRs tendem a apresentar maior atividade locomotora e interação social reduzida, como foi constatado com alguns dados adquiridos experimentalmente. Além disso, exibiram aumento no comportamento de ?luta?, evidenciando maior agressividade. A pesquisa bibliográfica permitiu compreender mais as características, o desenvolvimento e a vantagem do uso, na pesquisa científica, de animais SHRs. Com o experimento, foi possível adicionar novos dados à literatura a respeito do comportamento social de SHRs, ao demonstrar as diferenças neste parâmetro entre essa linhagem e WRs. Além disso, os resultados permitiram uma complementação de todos os achados na revisão bibliográfica, aumentando a complexidade do assunto.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/523
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giulia de Souza Ciampone.pdf610.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.