Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/489
Título: Efeitos da denervação do tecido adiposo branco retroperitoneal na autofagia e no acúmulo de gordura no fígado em ratos wistar tratados com dieta hiperlipídica
Autor(es): Xylaras, Beatriz Duarte Palma
Fernandes, Cicera Madri Alves de Souza
Palavras-chave: Autofagia
Fígado
Obesidade
Tecido adiposo branco
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: FERNANDES, Cicera Madri Alves de Souza. Efeitos da denervação do tecido adiposo branco retroperitoneal na autofagia e no acúmulo de gordura no fígado em ratos wistar tratados com dieta hiperlipídica. São Paulo, 2021. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2021.
Resumo: A obesidade, caracterizada pelo desequilíbrio entre o consumo energético e o gasto calórico, é fator de risco para diversas doenças, como doenças cardiovasculares (DCV) e doenças hepáticas gordurosas não alcóolicas. Sabe-se que alterações no tecido adiposo branco (TAB) podem levar ao comprometimento do sistema cardiovascular e contribuir para a hiperatividade nervosa simpática na obesidade. No presente estudo, foi avaliada a influência da inervação do TAB sobre a autofagia, um mecanismo de reciclagem celular, e depósito de gordura no fígado em ratos tratados com dieta hiperlipídica (HFD) por 18 semanas.Para isso, 4 grupos experimentais foram usados: Controle (CTRL), controle submetido à denervação do TAB retroperitoneal (DNX) (CTRL+DNX); tratado com HFD e tratado com HFD e denervado (HFD+DNX). A DNX foi realizada na 14° semana do tratamento. Ao final do protocolo, os animais HFD e HFD+DNX apresentaram maior ganho no peso corpóreo (230±26 e 231±28 g, n=7/grupo, *p<0,05) respectivamente vs CTRL (166±18 g, n=7/grupo, *p<0,05) e o peso do TAB retroperitoneal elevado (18±1 e 18±2 g, n=7/grupo, *p<0,05) respectivamente vs CTRL (10±0.4 g n=7/grupo, *p<0,05). Não foi observada alteração no marcador da autofagia LC3 II. No entanto, a análise qualitativa da presença de gordura no fígado mostrou que o grupo HFD+DNX apresentou vesículas de gordura menores quando comparado com o grupo HFD. Portanto, até o momento, os dados indicam que a inervação do TAB retroperitoneal tem influência no acúmulo de gordura no fígado, independente de efeitos sobre o peso corporal de animais tratados com HFD.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/489
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cícera Madri Alves de Souza Fernandes.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.