Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/475
Título: Aplicação de sistemas de detecção auxiliados por computador com ou sem inteligência artificial no diagnóstico precoce de câncer de mama: uma revisão sistemática
Autor(es): Melo, Homero José de Farias e
Lui, Alessandra
Doretto, Giovana
Palavras-chave: Inteligência artificial
Neoplasias da mama
Processamento de imagem assistida por computador
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário São Camilo
Resumo: O câncer de mama é uma doença proveniente da proliferação de células anormais na mama, formadoras de um carcinoma. De acordo com as estimativas, o câncer de mama apresenta uma das maiores incidências no Brasil. A maneira mais eficaz para cura do câncer de mama é a detecção precoce, destacando-se métodos de diagnóstico de imagem usados tanto para triagem como rastreamento. Com o avanço da tecnologia, surgiram sistemas de detecção auxiliado por computador (DAC), este por sua vez pode ser implementado com outras áreas de conhecimento, como a inteligência artificial (IA), com o objetivo de superar dificuldades e aprimorar a detecção precoce. Este trabalho trata-se de uma revisão sistemática realizada através da base de dados PubMed, onde 7 artigos foram obtidos por meio da aplicação de critérios de inclusão e exclusão com o objetivo de avaliar se a aplicação do DAC com a inteligência artificial pode fornecer um maior suporte na detecção precoce do câncer de mama, e aumentar a acurácia. Resultados: as pacientes avaliadas eram diagnosticadas com diferentes tipos de carcinomas mamários em diferentes métodos de diagnóstico por imagem e em variadas faixas etárias. O DAC foi aplicado na mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética o que permitiu avaliar a sensibilidade e a especificidade desses métodos e assim verificar o possível benefício na detecção precoce. Neste estudo, o DAC ainda foi aplicado com a inteligência artificial, juntamente com a mamografia, para determinar se a detecção precoce pode ser aprimorada e otimizada. Assim, foi concluído que, os resultados forneceram suporte ao que diz respeito a melhora da detecção precoce e sensibilidade decorrente da aplicação da inteligência artificial no DAC.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/475
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra Lui.pdf20.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.