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dc.contributor.advisorGraciani, Zodjapt_BR
dc.contributor.authorAlberissi, Camila Aparecida de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-05T19:51:34Z-
dc.date.available2022-01-05T19:51:34Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationALBERISSI, Camila Aparecida de Oliveira. Avaliação da capacidade antecipatória e aprendizagem motora de indivíduos com ataxia cerebelar durante tarefa virtual. São Paulo, 2019. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2019-
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/474-
dc.description.abstractAs Ataxias Cerebelares (Acs) são desordens de origem genética ou adquirida que se manifestam motoramente por incoordenação, dismetria, tremor e marcha ebriosa com consequente prejuízo funcional. Trata-se de condição sem cura e a busca por intervenções para controle dos sintomas são fundamentais no processo de reabilitação. É consenso em estudos, que a fisioterapia contribui para prevenção de complicações secundárias ao imobilismo e no aprimoramento de habilidades motoras. Dentre as práticas utilizadas, destacam-se os treinamentos em ambientes de realidade virtual devido aos componentes de interação, feedback e motivação. O objetivo do estudo é verificar a capacidade antecipatória de pessoas com ataxia cerebelar durante tarefa virtual nas três fases da aprendizagem motora. Trata-se de um ensaio clínico transversal, quase experimental, randomizado e controlado realizado com pessoas com ataxia durante a prática de um jogo de realidade virtual. Pessoas com diagnóstico clínico confirmado de ataxia cerebelar foram selecionadas para participar do protocolo que foi dividido em três etapas: 1) coleta de informações sociodemográficas; 2) caracterização clínica e funcional; 3) tarefa de timing coincidente em computador. A tarefa consiste em esferas que acendem em movimento descendente e o objetivo da tarefa é coincidir o tempo que o indivíduo aperta a barra de espaço do notebook com a chegada da esfera no alvo. Os participantes obtêm feedback imediato de erro ou acerto por meio da mudança de cor e som. Foram realizadas 30 tentativas durante a fase de aquisição com velocidade de 500 ms, 5 tentativas durante a fase de retenção de curto e longo prazo e 5 tentativas para o bloco de transferência com aumento de velocidade para 250 ms. Participaram do estudo 20 voluntários. Destes, 10 apresentavam manifestações de ataxia cerebelar (GE ? grupo experimental) com idade entre 21 e 64 anos (média=42,2; desvio padrão=12,8), sendo 6 mulheres e 4 homens, e 10 sem doença de base que foram pareados com o GE em sexo e idade. Para as variáveis do Timing Coincident foi utilizado a MANOVA que relevou efeito significativo na comparação entre os Grupos na fase de aquisição, tanto em A1x A6 (p = 0,023) quanto A1xA5 (p = 0,011). Apenas na comparação entre A1 x A6 é que houve efeito significativo entre blocos (p = 0,011). Na retenção de curto prazo foram encontrados efeitos significantes apenas para Grupo (p = 0,012), bem como foi encontrado na retenção de longo prazo para Grupo (p = 0,010). Verificou-se efeitos significantes na fase de transferência para Grupo (p = 0,074) e marginalmente significantes para Blocos (p = 0,089) e interações significantes entre Blocos e Grupo (p = 0,034). Portanto, observou-se que indivíduos com ataxia cerebelar apresentam desempenho inferior da capacidade antecipatória e para aquisição de habilidades motoras quando comparados com indivíduos sem condições de saúde de base. Entretanto, observa-se que a prática de tarefa virtual demonstra ser benéfica em todas as fases de aprendizagem motora.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário São Camilo-
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.titleAvaliação da capacidade antecipatória e aprendizagem motora de indivíduos com ataxia cerebelar durante tarefa virtualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.courseFisioterapia-
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