Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/433
Título: Prescrição médica impactando o trabalho do enfermeiro
Autor(es): Ciaccio, Maria Cristina de Mello
Santos, Pâmela Carolina Lima
Holanda, Soraya Emanuelle da Silva
Palavras-chave: Registros médicos
Erros médicos
Segurança do paciente
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SANTOS, Pâmela Carolina Lima; HOLANDA, Soraya Emanuelle da Silva. Prescrição médica impactando o trabalho do enfermeiro. São Paulo, 2014. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2014.
Resumo: A prescrição médica é fundamental na cura do paciente, entretanto, são frequentes os erros decorrentes de sua ilegibilidade, informações incompletas, entre outros, o que pode acarretar sérios transtornos à saúde do paciente. OBJETIVO: Identificar na produção científica nacional os fatores relacionados à prescrição médica que causam o erro de medicação e as estratégias para melhorar o sistema de medicação para prevenção de erros. MÉTODO: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, a partir de consulta à Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME), utilizando-se as bases de dados Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) no período de 2004-2014 e os descritores prescrição médica, ilegibilidade, erro de medicação e enfermagem.Os critérios de inclusão definidos foram estudos publicados em formato de artigo, no idioma em português e disponíveis online. Foram selecionados 12 artigos, categorizados em quatro eixos temáticos de acordo com a similaridade do conteúdo. RESULTADO: Foram selecionados 12 artigos, sendo que a maioria (25%) publicados no ano de 2005; com relação ao estado em que os estudos foram realizados, 33,36% são do Estado de São Paulo, 91% são estudos de natureza quantitativa e 25% dos artigos publicados na Revista Brasileira de Enfermagem. De acordo com a similaridade de conteúdo os artigos foram agrupados em quatro eixos temáticos: prescrição médica e erro de medicação com 4 (33%); prescrição médica e ilegibilidade com 2 artigos (17%), prescrição médica e segurança do paciente com 4 artigos (33%) e prescrição médica e equipe de enfermagem com 2 artigos (17%). A predominância dos erros deve-se a omissão de informações, doses, horários, vias de administrações incorretas e, principalmente, incompreensão da escrita médica, ou seja, a ilegibilidade. Para maior segurança do paciente entende-se que deve haver equilíbrio nos procedimentos adotados, os quais envolvem eficiência, produção, criação, manutenção, confiança, organização, ação e participação.CONCLUSÃO: Concluiu-se que a eficácia da comunicação entre médicos, equipes de enfermagem e pacientes são essenciais para um resultado satisfatório, o que pode ser alcançado a partir da formação, educação continuada e diálogos constantes dos envolvidos.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/433
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pâmela Carolina Lima Santos.pdf546.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.