Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/419
Título: Humanização do atendimento ao idoso hospitalizado.
Autor(es): Araújo, Monica Martins Trovo de
Lobo, Luiza Ferreira
Palavras-chave: Humanização da assistência
Idosos
Pacientes internados
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: LOBO, Luiza Ferreira. Humanização do atendimento ao idoso hospitalizado. São Paulo, 2014. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2014.
Resumo: Introdução: O prolongamento da expectativa de vida têm levado ao envelhecimento da população, pois nota-se que o número de pessoas idosas cresce em ritmo maior do que o número de pessoas que nascem. À medida que a pessoa envelhece, maiores são as chances de desenvolver uma doença crônica, que passa por etapas de desenvolvimento que a acompanham por um longo período de tempo. Neste contexto, a necessidade de internação é mais frequente, contribuindo para o surgimento de situações que comprometem o cuidado humanizado a esta população. Objetivo Identificar na literatura recomendações e/ou estratégias para o atendimento humanizado do idoso hospitalizado. Método: estudo de revisão integrativa da literatura, a partir de pesquisa em bases eletrônicas, considerando-se os seguintes critérios de inclusão: publicações dos últimos dez anos (2003-2013); idiomas português, espanhol ou inglês; apresentação do texto na íntegra e queabordasse o tema em questão. Resultados e discussão: a amostra final foi constituída de seis estudos. A análise dos principais resultados e/ou considerações mais relevantes permitiu apontar que há poucas estratégias ou recomendações práticas sobre o processo de humanização do atendimento ao idoso em situação de hospitalização. Foi possível evidenciar que o uso de estratégias de comunicação, o trabalho em equipe, a fundamentação bioética das ações de cuidado e a utilização de musicoterapia constituem fatores importantes e são recomendados para a assistência humanizada à população idosa.CConclusão e considerações finais: Os estudos que discorrem sobre as tecnologias relacionais mostram que a empatia, acolhimento e vinculo melhoram a relação entre profissional e paciente. O trabalho em equipe contribui com as percepções individuais para o cuidado integral do paciente. A autonomia favorece o respeito ao direito e à vontade do outro nos planos de seu próprio cuidado. A música busca desenvolver potenciais funções para que os idosos alcancem uma melhor qualidade de vida, abrangendo tanto aspectos físicos, emocionais e sociais. Apesar das limitações do estudo, foi possível evidenciar a necessidade de novas pesquisas sobre a temática.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/419
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiza Ferreira Lobo 5254274.pdf390.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.