Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/407
Título: Uso da FDG-18F PET/CT na caracterização de tumores tiroidianos de citologia indeterminada
Autor(es): Melo, Homero José de Farias e
Gusso, Laís Cristine Roque
Palavras-chave: Fluordesoxiglucose F18
Nódulo da glândula tireoide
Sensibilidade e especificidade
Tireoidectomia
Data do documento: 2019
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: GUSSO, Laís Cristine Roque. Uso da FDG-18F PET/CT na caracterização de tumores tiroidianos de citologia indeterminada. São Paulo, 2019. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2019
Resumo: A glândula tireoide, localizada na parte anterior do pescoço, é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, que desempenham o papel de regulação do metabolismo do corpo humano. A tireoide é controlada pela hipófise, através do hormônio TSH, este que estimula a tireoide a produzir o T3 e T4. Com uma prevalência estimada entre 4-8% de nódulos palpáveis, os nódulos da tireoide são um achado clinico frequente. Esta prevalência aumenta exponencialmente quando se levam em conta os nódulos detectados pela Ultrassonografia, atingindo valores entre 50-76% na população geral. Para a confirmação de malignidade destes nódulos detectados, a técnica de Punção Aspirativa por Agulha Fina destaca-se pelo seu papel na identificação e diferenciação de nódulos com maior risco de malignidade. Porém, este método aponta citologia indeterminada em cerca de 20% das amostras analisadas. A Associação Americana de Tireoide recomenda a tireoidectomia total, porem, 85% destes pacientes apresentam nódulos benignos, e assim, esta cirurgia seria dispensada se tivesse sido diagnosticada no pré-operatório. A fim de, reduzir o número de ressecções cirúrgicas, novos métodos de diagnóstico estão sendo desenvolvidos. A PET-CT junto da FDG-18F, é utilizado na detecção de alterações metabólicas, que auxilia na estratificação de risco de nódulos indeterminados. Apesar de não ser recomendado como exame de rotina, a FDG-18F PET-CT pode, se considerarmos os dados da literatura, auxiliar na exclusão de malignidade em nódulos tireoidianos de citologia indeterminada devido sua alta sensibilidade e valor preditivo negativo, logo, consegue reduzir o número de tireoidectomias desnecessárias.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/407
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lais Cristine Roque Gusso.pdf32.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.