Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/379
Título: Fluxograma de atendimento farmacêutico ao idoso com diabetes mellitus e trombose
Autor(es): Estrela, Heder Frank Gianotto
Patricio, Daniela da Costa Restuccia
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Idoso
Preparações farmacêuticas
Tratamento farmacológico
Trombose
Data do documento: 2019
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: PATRICIO, Daniela da Costa Restuccia. Fluxograma de atendimento farmacêutico ao idoso com diabetes mellitus e trombose. São Paulo, 2019. 86 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2019.
Resumo: Diabetes mellitus e trombose são doenças crônicas de alta prevalência e que demandam de tratamento farmacológico adequado. Diabetes mellitus acomete mais de 2 milhões de pessoas no Brasil, especialmente idosos. Por sua vez, a trombose também tem a idade como um fator importante para o aparecimento desse distúrbio. Os fármacos disponíveis para o tratamento dessas doenças, em geral, apresentam bons resultados para seu controle. Entretanto, devido à mudanças farmacocinéticas e farmacodinâmicas em pacientes idosos, muitos medicamentos são desconsiderados da farmacoterapia devido ao risco de reações adversas. Desta forma, o intuito deste trabalho foi criar um fluxograma de atendimento farmacêutico para pacientes idosos que apresentam essas comorbidades, indicando os fármacos para o tratamento dessas doenças que estão contidos ou não no RENAME. Foi observado que para pacientes diabéticos, os fármacos indicados são: metformina, glicazida e as insulinas NPH e regular, todos esses disponíveis no RENAME. Aqueles fora da lista, mas ainda adequados são: glimepirida, sitagliptina, fármacos da classe das glinidas, liraglutida e exenatida. Enquanto que para pacientes que apresentam trombose, os medicamentos apropriados são: heparina sódica e varfarina. Os fármacos que não estão disponíveis no RENAME, mas considerados adequados para o tratamento da trombose são: fondaparinux, enoxaparina, nadroparina, longiparina, certoparina e dalteparina. Por fim, o propósito do fluxograma é de minimizar a ocorrência do uso irracional de medicamentos, auxiliando o farmacêutico e outros profissionais da saúde a escolherem de forma adequada a farmacoterapia do idoso que apresenta essas duas doenças.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/379
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela da Costa Restuccia Patricio.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.