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Título: | Percepção de alunos do curso de medicina de uma universidade pública sobre o ensino de bioética pautado nos pressupostos didático-pedagógicos de Paulo Freire |
Autor(es): | Anjos, Márcio Fabri dos Silva, Josimário João da |
Palavras-chave: | Bioética Educação médica Pedagogia |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | Centro Universitário São Camilo |
Citação: | SILVA, Josimário João da. Percepção de alunos do curso de medicina de uma universidade pública sobre o ensino de bioética pautado nos pressupostos didático-pedagógicos de Paulo Freire. São Paulo, 2017. 65 p. Tese de Pós-Doutorado em Bioética - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2017. |
Resumo: | Com o surgimento da Bioética, uma nova face da medicina começou a ser desenhada. Os novos problemas éticos advindos das fronteiras alargadas da ciência e da tecnologia médica fizeram surgir inúmeros questionamentos sobre limites da atuação profissional, direitos dos pacientes, recursos limitados para as novas demandas, direitos de escolha, dentre tantos outros problemas éticos que surgem a cada dia. Urge que o doente deixe de ser visto apenas como uma estrutura orgânica alterada desvinculado da sua essência humana: os seus valores. Desse modo, o ensino da Bioética, para além da natureza deontológica, deve oferecer para o aluno em formação a possibilidade de aprender a reconhecer e a refletir sobre essas questões, o que parece possível apenas mediante o resgate de seus valores e de sua cidadania. Com essa preocupação, como responsável pelo Módulo de Bioética da Universidade Federal de Pernambuco desde 2009, optamos por prescindir do forte teor conteudista das grades curriculares dos cursos de medicina e das aulas expositivas, e por desenvolver estratégias didáticas a partir dos pressupostos pedagógicos de Paulo Freire. Dentre os ensinamentos desse educador, nortearam nossa conduta docente o diálogo e a problematização, considerando que, nas palavras mesmo de Paulo Freire, o diálogo não é apenas uma estratégia de ensino ou um método didático, mas o fundamento e a razão de ser do próprio trabalho de ensinar e aprender. Este estudo, então, teve o objetivo de conhecer a percepção de alunos do Módulo de Bioética sobre a abordagem didático-pedagógica que vem sendo adotada no referido curso. Para tanto, foram aleatoriamente selecionados 20 questionários habitualmente preenchidos ao final do curso pelos alunos, cujas respostas foram submetidas à Análise de Conteúdo. Com essa análise, pudemos inferir que os alunos percebem que estratégias didáticas fundamentadas nos pressupostos pedagógicos de Paulo Freire permitem um novo olhar sobre o Módulo de Bioética; percebem, ainda, que, mais do que transferência de informações a serem reproduzidas, essas estratégias oportunizam ao aluno aprender a pensar, a dialogar, a refletir e a agir em cada situação que surja não só na vida profissional futura, mas em qualquer âmbito da vida de que é sujeito. The emergence of Bioethics imposed the design of a new face of the medicine. The new ethic problems resulting from the extended frontiers of the science and medical technology have created several questions on the limits of professional practice, patients’ rights, limited resources for new demands, rights of choice, among so many other ethic problems coming up every day. It is urgently required that the patient no longer be seen just like an altered organic structure without his/her human essence: his/her values. Teaching Bioethics, more than exposing its deontological nature, is offering to the student the possibility of learning to recognize and think over such questions, what looks possible only with rescuing his/her own values and citizenship. With that concern and as responsible for the Bioethics Module at the Universidade Federal de Pernambuco since 2009, we choose to do without the curriculum full of content usual in medicine classes as well as expositive presentations, and to develop didactic strategies based on Paulo Freire’s pedagogic postulates. Among his teachings, the dialogue and the problematization oriented specially our docent practice, considering that, according to Paulo Freire, the dialogue is not only a teaching strategy or a didactic procedure, but is the foundation and the reason of being of the actual task of teaching and learning. This study, then, aimed at getting to know the Bioethics Module students’ perception on the didactic-pedagogic approach which has been adopted for such classes. For that, 20 questionnaires usually fulfilled at the end of the course were randomly selected, and the responses were submitted to the Content Analysis. We could infer that students realized that didactic strategies based on Paulo Freire’s postulates allow a new way of seeing the Bioethics Module; they also realized that, more than transference of information to be reproduced, such strategies give them opportunity to learn how to learn, to dialogue, to think over and to act in every future situation not only in the professional life, but in every field of life they are subjects. |
URI: | http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/375 |
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