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Título: | A ética de virtudes em Alasdair MAcintyre: elementos contributivos para a bioética |
Autor(es): | Silva, Franklin Leopoldo e Anjos, Márcio Fabri dos Fiametti, Elisandro |
Palavras-chave: | MacIntyre, Alasdair Chalmers Bioética Ética Filosofia |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Centro Universitário São Camilo |
Citação: | FIAMETTI, Elisandro. A ética de virtudes em Alasdair Macintyre: elementos contributivos para a bioética. São Paulo, 2015. 160 p. Tese de Doutorado Profissional em Bioética - Centro Universitário São Camilo, 2015. |
Resumo: | As inquietações filosóficas surgidas diante de riscos de distorções no modo de pensar e viver a bioética provocaram a investigação apresentada. Os riscos apontados na bioética foram os da sua instrumentalização, burocratização, da ambiguidade nos seus conceitos, do relativismo ou indiferença e, principalmente, da arbitrariedade nas escolhas. Eles justificaram a investigação que teve como objetivo mostrar, a partir da crítica e da reproposição da ética de virtudes em Alasdair Chalmers MacIntyre, elementos que contribuem para uma fundamentação da bioética. Três obras do filósofo foram escolhidas como campo de investigação: "Depois da Virtude", "Justiça de Quem? Qual Racionalidade?" e "Animales Racionales y Dependientes: Por Qué los Seres Humanos Necesitamos las Virtudes". Elas permitiram visualizar, em primeiro lugar, uma genealogia crítica da situação ética contemporânea, estabelecendo certa relação com estas possíveis distorções na bioética. Foi distinguida uma desordem no pensamento ético contemporâneo, cuja explicação histórica está na teoria emotivista da filosofia moral, na burocracia weberiana, no esvaziamento do eu, no ethos moderno, na negação da tradição aristotélica. Em segundo lugar, apareceram outras questões criticáveis do pensamento moderno, como o seu mecanicismo na ética, sua sociologia e política e suas transformações no conceito clássico de virtudes. Em terceiro lugar, permitiram visualizar uma reproposição da ética de virtudes feita por ele. Nesta reproposição desenvolvem-se as características da vida social e moral onde o conceito de virtude ambienta-se. Foram apresentados, enquanto ambiente das virtudes: o conceito de prática ou profissão com seus bens internos, a compreensão da vida vista como um todo, a concepção de tradição enquanto pesquisa, e a antropologia da animalidade e dependência humanas. Seguiu-se destas visualizações a extração de elementos contributivos para fundamentação da bioética, tendo como critérios o conceito de bioética da Enciclopédia e a procura por unidade entre eles. Surgiram os seguintes elementos: o aspecto filosófico da bioética, a racionalidade prática, o aspecto epistemológico, a perspectiva crítica, o aspecto teleológico da bioética, o convívio comum na pesquisa, a pergunta pela melhor vida a ser vivida, a ética da primeira pessoa, a possibilidade de defender uma episteme e não outra, a presença de uma ideia sobre a verdade, a necessidade da precisão da linguagem, a necessidade de pressupostos, o aspecto histórico, a sociologia e a política no pensamento bioético, o aspecto antropológico, o aspecto normativo, o aspecto útil da bioética, a dinamicidade da ética e da bioética, a necessidade de uma metodologia de pesquisa bioética, a necessidade de uma teoria da ação moral, e a possibilidade da antibioética. A perspectiva de fundamentação ou a episteme que aparece dos elementos extraídos e refletidos é aquela norteada pela racionalidade prática ética, principiada pelas virtudes, em vista do florescimento humano. The philosophical considerations arising on risk of distortions in the way of thinking and living bioethics leads to the presented research. The risks pointed out in bioethics were those of instrumentalization, bureaucratization, the ambiguity in their concepts, the relativism or indifference, and especially of the arbitrariness in the choice. They justified the research that aimed to show, from the criticism and resumption of ethical of the virtues in Alasdair Chalmers MacIntyre, elements that contribute to a grounding of bioethics. Three works of the philosopher were chosen as field of study: "After Virtue", "Whose Justice? Which Rationality?", "Dependent Rational Animals: Why Human Beings Need the Virtues". They allowed to visualize, in a first place, a critical genealogy of contemporary ethical situation by establishing certain relationship with these possible distortions in bioethics. A disorder in the contemporary ethical thought was distinguished, which historical explanation is in emotivist theory of moral philosophy, Weberian bureaucracy, the emptying of the self, in the modern ethos, in denial of the Aristotelian tradition. Secondly, other questionable issues of modern thought appeared as its mechanism on ethics, his sociology and politics and its transformations in the classic concept of virtues. Thirdly, it allowed a resumption of ethics of virtues made by him. In this resumption developed itself the characteristics of social and moral life where the concept of virtue fit in. They were presented as the ambient of the virtues: the concept of practice or profession with their domestic goods, understanding life seen as a whole, the design of tradition while researching, and the anthropology of the human animal and dependence. Following these views it comes the extracting of contributory elements for grounding of bioethics, taking as criteria the concept of bioethics Encyclopedia and the inquiry for unity between them. It appeared the following elements: the philosophical aspect of bioethics, the practical rationality, the epistemological aspect, the critical perspective, the teleological aspect of bioethics, the common living in the research, the question for the best life to be lived, the ethics of the first person, the possibility of defending an episteme and not another, the presence of an idea of the truth, the need for accuracy of the language, the need for presuppositions, the historical aspect, sociology and politics in bioethical thought, the anthropological aspect, the normative aspect, the useful aspect of bioethics, the dynamics of ethics and bioethics, the need for bioethics research methodology, the need for a theory of moral action, and the possibility of antibioethics. The perspective of grounding or the episteme that appears of extracted and reflected elements that is guided by practical rationality ethics, based by the virtues, in view of human flourishing. |
URI: | http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/352 |
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