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Título: Conhecimento da percepção de professores de enfermagem de ensino superior sobre o assédio moral: reflexões bioéticas
Autor(es): Hossne, William Saad
Ferrari, Maria Auxiliadora Cursino
Badin, Maria Paola Mattion
Palavras-chave: Assédio moral
Bioética
Docentes de enfermagem
Educação superior
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: BADIN, Maria Paola Mattion. Conhecimento da percepção de professores de enfermagem de ensino superior sobre o assédio moral: reflexões bioéticas. São Paulo, 2014. 115 p. Tese de Doutorado em Bioética - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2014.
Resumo: Introdução: Os efeitos devastadores e traumáticos decorrentes do assédio moral e o fato de inúmeras pessoas que o vivenciam não terem clareza de sua situação, constituem o principal fator para sua identificação e análise das condições como ocorrem tais práticas, em especial, entender o fenômeno na perspectiva de professores de graduação em enfermagem. Objetivo: conhecer a percepção do professor de enfermagem do ensino superior a respeito do assédio moral: estudo exploratório, descritivo na vertente qualitativa. Foram realizadas 12 entrevistas com professores que ministram aulas no curso de enfermagem, em uma instituição de ensino superior, católica, particular, localizada na cidade de São Paulo. Resultados: as falas dos professores mostraram situações de assédio moral, mostrando situações de pressão do mais forte em relação ao mais fraco e também elementos de falta de respeito e promoção de constrangimento; e o assédio moral pode ocorrer entre os pares, como professor e professor. Conclusões: no estudo, foi possível verificar a presença de aspectos importantes que configuram o fenômeno do assedio moral, assim como infrações éticas que desrespeitam a dignidade humana. Observou-se também o destaque especial à bioética que surge como ação de reconstrução de padrões para fundamentar a conduta do homem em relação aos indivíduos e à comunidade no respeito e dignidade da pessoa
Introduction : The devastating and traumatic effects resulting from bullying and the fact that many people who experience it do not have clarity of their situation, are the main factor for their identification and analysis of the conditions occur such as practices , in particular , to understand the phenomenon in perspective teachers of undergraduate nursing . Objective: the perceptions of the teacher 's nursing exceeding respects bullying education : exploratory, descriptive qualitative study shed 12 interviews with faculty who teach in nursing program at a private institution of higher learning , Catholic , located in the city of São Paulo were performed . Results: the speeches of the teachers showed situations of bullying , showing the pressure situations stronger in relation to weaker elements and also lack of respect and promotion of embarrassment ; and bullying can occur between peers , as teacher and teacher . Conclusions : In the study , we observed the presence of important aspects that shape the phenomenon of bullying , as well as ethical violations that disrespect human dignity . We also observed the special emphasis on bioethics that arises as action reconstruction of standards to support the conduct of man in relation to individuals and the community in respect and dignity.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/350
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