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Título: Interferência da formação no ensino superior para o desenvolvimento do sujeito ético: um estudo de caso.
Autor(es): Anjos, Márcio Fabri dos
Daibem, Ana Maria Lombardi
Lima, Adriana Aparecida de Faria
Palavras-chave: Bioética
Ensino superior
Formação do indivíduo
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: LIMA, Adriana Aparecida de Faria. Interferência da formação no ensino superior para o desenvolvimento do sujeito ético: um estudo de caso. São Paulo, 2014. 203 p. Tese de Doutorado em Bioética - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2014.
Resumo: A formação universitária, para além da instrumentalização técnica, necessita comprometer-se em oportunizar atividades pedagógicas para o desenvolvimento de sujeitos éticos. Este estudo tem por objetivo identificar qual é a contribuição do processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento do sujeito ético no ensino superior. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição proponente, conforme parecer consubstanciado N. 220.500. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada na cidade de São Paulo. O estudo de caso foi constituído por uma análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso de enfermagem e uma investigação exploratória e descritiva com abordagem quantitativa junto aos estudantes de enfermagem no início, no meio e ao final do curso. Após obtenção do consentimento, os estudantes responderam a três questionários, que foram tratados por meio da análise estatística descritiva e inferencial. Obteve-se como resultado a participação de 152 estudantes de enfermagem, sendo que 50 estudantes estavam cursando o primeiro semestre (início do curso), 32 estavam no quarto semestre (meio do curso) e 70 no sétimo semestre (final do curso). A amostra foi constituída por estudantes do curso de enfermagem do sexo feminino (92%), com faixa etária de 21 a 25 anos (36,2%), sendo que 58,3% cursavam o período noturno, 66,5% eram trabalhadores e a maioria 47,6% eram trabalhadores na área da saúde, seguido por 24,1% que faziam estágio remunerado na área da saúde. Por meio do Questionário Ensino Superior: Ambiente Educacional – ORIGIN/u, evidenciou-se que a maioria dos estudantes percebe no ambiente acadêmico baixa frequência de oportunidade de assunção de responsabilidade e reflexão dirigida, nas atividades semicurriculares e extracurriculares. O estágio foi um dos componentes curriculares que mais propiciou o desenvolvimento do estudante para assumir responsabilidade e reflexão dirigida. Já por meio do Teste do Juízo Moral estendido (MJT-xt), identificou-se um índice médio de competência moral dos estudantes de enfermagem com um escore C de 11,14 pontos. Observou-se que, no decorrer do processo de formação no ensino superior, o estudante apresentou uma regressão na competência moral no 7º semestre (9,45) em comparação com o 4º semestre (12,88) de (-3,43) pontos e uma estagnação na competência entre o 1º semestre (12,39) e o 4º semestre (12,88). Infere-se que os baixos índices da competência moral do estudante são decorrentes de um ambiente educacional não favorável, pois não oportunizou ao estudante assumir responsabilidade e reflexão dirigida. Assim, conclui-se que o ambiente educacional não é favorável para o desenvolvimento da competência moral. Observa-se, ainda, que a disciplina de bioética não contribuiu para o desenvolvimento da competência moral do estudante. Por meio do Questionário de Perfis de valores (QPV), identificou-se o predomínio do tipo motivacional: poder (57,3%), seguido por tradição (50,4%), realização (46,7%). Os menores índices foram de benevolência (32,2%), universalismo (32,2%) e autodeterminação (30,2%). Por fim, concluiu-se, por meio desse estudo de caso, que o processo de formação do enfermeiro na graduação do ensino superior não contribui, substancialmente, para desenvolvimento do sujeito ético
The university education beyond providing technical skills needs to make a commitment to create opportunities through pedagogical activities which allows the development of an ethical person. The objective of this study is to identify the contribution of the teaching-learning process for the development of an ethical person in higher education. The project was approved by the Research Ethics Committee of the proponent institution according to the document N.220.500. It is a case study from a Higher Education Institution (HEI) classified as private in the city of São Paulo. The case study was constructed from a documentary analysis of the Political-Pedagogic Project of the nursing course and an exploratory and descriptive investigation with a quantitative approach carried out with nursing students who were either at the start, in the middle of or at the end of the course. After obtaining their consent the students answered the questionnaires and the data was analyzed using descriptive and inferential statistics. As a result 152 nursing students took part, of these 50 students were attending the first semester (beginning of the course), 32 were attending the fourth semester (middle of the course) and 70 were in the seventh semester (end of the course). The sample was consisted of females (92%) aged 21 to 25 years (36,2%) and of theses 58,3% were attending the course at night time, 66,5% had jobs and the majority 44,6% had jobs in the area of health, followed by 24,1% who had a paid job as trainees in the area of health. Through the Higher Education Educational Questionnaire – ORIGIN/u it became evident that most of the students realizes in the academic environment low frequency of role-taking opportunities and guided reflection opportunities in syllabus-related and extracurricular activities. Practice was one of the curricular components which favored the students’ development for role-taking and guided reflection. Now, in the extended Moral Judgment Test (MJT-xt) an average index was identified for nursing students moral competence with an Score C of 11,14 points. It was noted that during the education process in higher education the student of the 7th semester showed a regression of moral competence (9,45) compared to the student of the 4th semester (12,88) of (-3,43) points and a stagnation of moral competence between the 1st semester (12,93) and the 4th semester (12,88). It can be inferred that the students moral competence low indexes stems from a non favorable educational environment, as it did not give the student the opportunity for role-taking and guided reflection. Plus it can be observed that the discipline of bioethics did not contribute to the development of the student moral competence. Through the Portrait Values Questionnaire (PVQ) the predominance of the motivational type was identified: power (57,3%) followed by tradition (50,4%), achievement (46,7%) and the lower indexes were benevolence (32,2%), universalism (32,2%) and self direction (30,2%). Finally, the conclusion of this case study is that the nurse´s formation process during higher education does not contribute substantially for the development of an ethical person.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br/xmlui/handle/123456789/348
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