Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2405
Título: Desenvolvimento de protocolo nutricional para adultos com sobrepeso e obesidade: abordagem comportamental
Autor(es): Collese, Tatiana Sadalla
Trabachini, Márcia
Palavras-chave: Comportamento alimentar
Nutrologia
Obesidade
Pacotes de assistência ao paciente
Data do documento: 2025
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: TRABACHINI, Márcia. Desenvolvimento de protocolo nutricional para adultos com sobrepeso e obesidade/ abordagem comportamental. São Paulo, 2025. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2025.
Resumo: A obesidade é considerada um dos principais fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis e, associada ao excesso de peso, atingiu 137 milhões de brasileiros em 2020, o que torna imperativo o desenvolvimento de estratégias para a redução da gordura corporal que vão além das dietas restritivas, que se têm mostrado ineficientes, a longo prazo, para alcançar esse objetivo. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um protocolo de atendimento nutricional para adultos com excesso de peso e obesidade com abordagem no comportamento alimentar. Trata-se de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, com base na mudança do comportamento alimentar para a condução da terapia nutricional. Este protocolo foi desenvolvido inspirado na padronização do Processo de Cuidado de Nutrição adotado pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN, 2014), segundo as etapas: 1. Avaliação (consumo alimentar e comportamento alimentar, antropometria, exames laboratoriais e outras informações clínicas e pessoais); 2. Diagnóstico (segundo o formato PES – Problema, Etiologia e Sinais e Sintomas); 3. Intervenção (fornecimento de listas de grupos de alimentos ao paciente, para que ele possa pessoalmente compor o cardápio de suas refeições, tornando-se o próprio agente de seu cuidado nutricional). Além de aconselhamentos para tornar o relacionamento do paciente com a comida mais saudável, no que se refere a comportamentos como consumo excessivo de fast- food, intervalos digestivos desordenados, realização de atividades concomitantes ao ato de comer e adesão recorrente a dietas restritivas; 4. Monitoramento (retornos mensais, com a aplicação dos questionários definidos). Concluiu-se que o desenvolvimento de novos métodos para tratamento do excesso de peso e da obesidade são bastante relevantes em vista de seu alto índice de ocorrência na modernidade e das patologias a eles associadas e em virtude do recorrente reganho de peso quando utilizadas dietas restritivas convencionais, sendo a abordagem comportamental uma estratégia para desenvolver um estilo de vida saudável e uma boa relação com a alimentação.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2405
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Márcia Trabachini.pdf808.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.