Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2400
Título: Desvendando a diversidade celular do hipotálamo lateral: o papel do hormônio concentrador de melanina em dados de transcriptômica de célula única
Autor(es): Lima, Fábio Matsuo
Monteiro, Allan dos Anjos
Palavras-chave: Hipotálamo
Hormônios
Melaninas
Perfilamento da expressão gênica
Análise de célula única
Data do documento: 2025
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: MONTEIRO, Allan dos Anjos. Desvendando a diversidade celular do hipotálamo lateral: o papel do hormônio concentrador de melanina em dados de transcriptômica de célula única. São Paulo, 2025. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2025.
Resumo: O hipotálamo é uma região de controle fundamental de um amplo espectro de funções no organismo. O que mais me fascina em relação a essa região é sua diversidade em termos de estrutura, topologia e função. Entender como essa dinâmica se dá permite não somente a descrição de muitos fenômenos, mas a possibilidade de ter o hipotálamo como centro de tratamento para diferentes condições. Além disso, na minha jornada na biomedicina, tive contato com o papel de neuropeptídeos como Vasopressina, Oxitocina, Hormônio Concentrador de Melanina ao longo de projetos de pesquisa que me trouxeram cada vez mais para próximo do entendimento das funções hipotalâmicas. Essa aproximação se intensificou à medida que compreendi como circuitos neuronais hipotalâmicos, muitas vezes compostos por populações celulares altamente especializados, são capazes de integrar sinais endócrinos, autonômicos e ambientais para orquestrar respostas fisiológicas complexas. A plasticidade funcional dessa região, assim como sua conexão íntima com aspectos comportamentais, etabólicos, reprodutivos e emocionais, amplia ainda mais meu interesse. Investigar o hipotálamo é, para mim, um caminho para integrar o conhecimento molecular ao funcionamento do organismo como um todo, e vislumbrar possibilidades terapêuticas inovadoras que partem do centro regulador para alcançar sistemas periféricos. Por fim, ter criado o interesse por bioinformática e entender como posso aplicar os conhecimentos obtidos em relação a esse campo do conhecimento para o hipotálamo me anima pela obtenção de novas descobertas e possibilidades em termos de dados de alta dimensão, com a utilização de técnicas que hoje são o estado da arte da ciência.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2400
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Allan dos Anjos Monteiro.pdf2.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.