Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2383
Título: | S.O.S enfermagem: jogo de tabuleiro em terapia intensiva e emergência para estudantes de enfermagem |
Autor(es): | Fernandes, Carolina Novoa Habermann, Bruna Luiza Santos, Renata Evaristo dos |
Palavras-chave: | Cuidados críticos Educação em enfermagem Emergências Jogos e brinquedos |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Centro Universitário São Camilo |
Citação: | HABERMANN, Bruna Luiza; SANTOS, Renata Evaristo dos. S.O.S enfermagem: jogo de tabuleiro em terapia intensiva e emergência para estudantes de enfermagem. São Paulo, 2024. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024. |
Resumo: | A educação em enfermagem enfrenta o desafio de preparar estudantes para ambientes de alta pressão, como terapia intensiva e emergência. Métodos inovadores, como a aprendizagem baseada em jogos, melhoram o aprendizado ativo e a retenção de conhecimentos, superando as metodologias tradicionais. Este estudo desenvolveu um jogo de tabuleiro inspirado no "Jogo Perfil" para facilitar o aprendizado sobre cuidados críticos em graduandos de enfermagem. Além disso, o jogo estimula a criatividade e o raciocínio lógico dos estudantes, tornando-os protagonistas do processo de aprendizagem. Objetivo: desenvolver um jogo de tabuleiro educativo voltado para terapia intensiva e emergências, destinado a estudantes de graduação em enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo metodológico no qual foi desenvolvido um jogo educativo como instrumento de aprendizagem. O estudo foi realizado no período de maio a outubro de 2024. O desenvolvimento do jogo foi realizado em 5 etapas: pesquisa e revisão da literatura, definição dos objetivos educacionais, concepção do jogo, design gráfico e prototipagem e ajustes. A inspiração veio do jogo "Perfil", no qual os jogadores devem adivinhar uma palavra ou nome com base em dicas sucessivas que vão de informações mais gerais a específicas. O processo envolveu colaboração com especialistas em educação e enfermagem para garantir que o conteúdo fosse relevante e preciso. Elementos críticos de situações de emergência e protocolos de terapia intensiva foram integrados nas cartas e tabuleiro do jogo Resultados: O jogo desenvolvido, inspirado no “Jogo Perfil”, recebeu adaptações para auxiliar no aprendizado de graduandos de enfermagem sobre cuidados críticos nos setores de Urgência e Emergência e Terapia Intensiva, trata-se de um jogo de tabuleiro físico, com 46 casas, denominado de “S.O.S Enfermagem”, cuja narrativa aborda o processo de cura do paciente em situação crítica. O jogo é composto por 160 cartas, com oito dicas cada, divididas igualmente em 4 categorias: principais patologias encontradas, medidas terapêuticas, equipamentos, dispositivos e procedimentos mais utilizados e os diagnósticos de enfermagem mais encontrados. Alguns estudantes participaram informalmente dos testes de jogabilidade, os quais relataram que o jogo é envolvente e eficaz em contextualizar cenários e conceitos aplicados ao paciente crítico e em urgência e emergência. O desafio enfrentado para a realização do jogo foi elaborar as cartas abordando o conteúdo de forma didática e lúdica. Considerações finais: O desenvolvimento do jogo de tabuleiro representa uma inovação no ensino de enfermagem, oferecendo uma ferramenta potencialmente valiosa para o aprendizado de cuidados críticos. Apesar de o estudo relatar apenas a fase de confecção do jogo, as etapas subsequentes de validação e avaliação são cruciais para determinar sua eficácia educacional. Futuras pesquisas devem focar na avaliação da implementação do jogo no currículo acadêmico e no impacto sobre o aprendizado dos estudantes. |
URI: | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2383 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Renata Evaristo dos Santos.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.