Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2382
Título: Inteligência emocional como ferramenta à prática da gestão de enfermagem: uma revisão integrativa
Autor(es): Garzin, Ana Claudia Alcântara
Cunha, Érica Cardozo da
Barboza, Valéria Gomes
Palavras-chave: Enfermagem
Gestão em saúde
Inteligência emocional
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: CUNHA, Érica Cardozo da; BARBOZA, Valéria Gomes. Inteligência emocional como ferramenta à prática da gestão de enfermagem: uma revisão integrativa. São Paulo, 2024. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024.
Resumo: A Inteligência Emocional (IE) é uma competência a ser aprimorada na prática da gestão realizada pelos enfermeiros, constituindo uma ferramenta de autocontrole que favorece a comunicação interpessoal, fortalece a preservação da saúde mental e determina a harmonia do ambiente organizacional dando condições para o cuidado seguro e humanizado. O presente estudo objetivou apurar o que tem sido produzido na literatura acerca da IE na gestão em enfermagem. Para tal, foi desenvolvida uma revisão integrativa da literatura, cuja coleta de dados ocorreu de fevereiro a setembro de 2024, nas bases LILACS, Medline, SciELO e BDEnf, por meio dos descritores com base nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Enfermagem”; “Inteligência Emocional”; “Gestão em Saúde”, combinados pelo operador booleano "AND", a partir da pergunta norteadora: “O que tem sido produzido na literatura acerca da inteligência emocional na gestão em enfermagem?” Como critérios de inclusão os artigos deveriam estar nos idiomas português, espanhol ou inglês, com texto completo, publicados nos últimos dez anos. Os critérios de exclusão foram: artigos duplicados, que não responderam à pergunta norteadora, monografias, teses, dissertações, relatos de experiência e artigos de revisão de literatura. A amostra final foi constituída por 13 artigos, classificados em nível VI e VII de evidência. A leitura crítica e organização dos artigos permitiu a criação de três categorias temáticas para análise e discussão dos resultados, a saber: Saúde mental e bem-estar, com seis artigos, que discutiram sobre a realidade dos ambientes laborais e a necessidade de aplicar a IE enquanto competência de preservação da saúde mental; Competência gerencial, com três artigos que apontaram para a capacidade de reflexão e controle das próprias emoções e da dos outros diante dos desafios e tomadas de decisão; IE e comunicação, foram discutidas em quatro artigos como forma de expressão empática frente aos cuidados e no trato com a equipe, de forma a atuar com excelência nos níveis de segurança do paciente. A IE na gestão em enfermagem tem sido discutida na literatura como uma competência primordial para o exercício profissional dos enfermeiros, refletindo em sua saúde mental, facilitando a comunicação perante a equipe de trabalho, o que favorece o desenvolvimento da assistência à saúde caracterizada por qualidade e satisfação dos pacientes.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2382
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Valéria Gomes Barboza.pdf552.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.