Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2379
Título: | Formação acadêmica e a prática assistencial: perspectiva dos acadêmicos de enfermagem |
Autor(es): | Garzin, Ana Claudia Alcântara Torres, Debora Cunha Moselli, Leticia Foresto |
Palavras-chave: | Bacharelado em enfermagem Estágio clínico Estudantes de enfermagem |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Centro Universitário São Camilo |
Citação: | TORRES, Debora Cunha; MOSELLI, Leticia Foresto. Formação acadêmica e a prática assistencial: perspectiva dos acadêmicos de enfermagem. São Paulo, 2024. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024. |
Resumo: | Uma das atribuições das Instituições de Ensino Superior, durante a graduação dos discentes da área da saúde, é proporcionar a formação de profissionais qualificados que possuam uma visão crítica, reflexiva e holística e que venham fortalecer o Sistema Único de Saúde. Dessa maneira, quando o discente é inserido no campo de estágio pela primeira vez, pode se deparar com diversos sentimentos decorrentes das relações desenvolvidas com o usuário do serviço, com o docente e com os próprios colegas da área de saúde, mobilizando diferentes expectativas que influenciam o seu progresso no processo de aprendizagem. Desse modo, essa pesquisa tem por objetivo analisar as percepções acerca da vivência dos discentes em estágio supervisionado em enfermagem e; compreender as facilidades e dificuldades dos discentes na aplicação das competências adquiridas durante a graduação na prática assistencial vivenciada nos estágios supervisionados em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva com participação dos discentes do último semestre do curso de graduação de enfermagem do Centro Universitário São Camilo. Tendo em vista a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e o consentimento dos participantes, a coleta de dados foi realizada em setembro e outubro de 2023, por meio de uma entrevista online via plataforma Microsoft Teams. Participaram 18 discentes do décimo semestre de enfermagem, cujas entrevistas gravadas foram transcritas, transcriadas e validadas pelos próprios participantes. Após isso, baseando- se nos princípios de categorização de Bardin, os dados coletados foram criteriosamente organizados, analisados e agrupados em cinco categorias, as quais apresentam-se a seguir: Categoria 1- Autonomia na vivência no campo de estágio: descrita pelos discentes como uma facilidade benéfica e essencial para o processo de desenvolvimento educacional; Categoria 2 - Rotatividade de setores e o impacto no ensino aprendizagem: devido os estágios serem distribuídos em apenas um setor durante todo o semestre, o conhecimento absorvido fica restrito ao local em que se realiza o estágio; Categoria 3 - Atualização dos componentes curriculares: apontou-se como grande influenciador desse tema, a pandemia de COVID 19, bem como a divergência entre a teoria e a prática; Categoria 4 - A Influência da presença do docente na postura e aprendizagem do aluno: relatado pelos discentes uma sensação de pressão, como se o mesmo estivesse sendo analisado em todos os períodos; Categoria 5 - Acolhimento da equipe no campo de estágio e o impacto no ensino aprendizagem: tema que afeta diretamente a experiência e a aprendizagem do aluno. Assim, foi possível analisar as percepções acerca da vivência dos discentes em estágio supervisionado em enfermagem, por meio de apontamentos que impactaram significativamente a formação acadêmico-profissional. Além disso, foi possível a compreensão das facilidades e dificuldades dos discentes na aplicação das competências adquiridas durante a graduação. |
URI: | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2379 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Debora Cunha Torres.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.