Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2376
Título: Desperdício de alimentos e sistemas alimentares sustentáveis
Autor(es): Costa, Edna Silva
Bonnasorte, Karina Cavalcanti
Palavras-chave: Fome
Insegurança alimentar
Perda e desperdício de alimentos
Sistema alimentar sustentável
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: BONNASORTE, Karina Cavalcanti. Desperdício de alimentos e sistemas alimentares sustentáveis. São Paulo, 2024. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024.
Resumo: INTRODUÇÃO: O desperdício de alimentos, faz parte do cotidiano da vida de uma parcela significativa da população e por se tratar de algo rotineiro, muitas vezes passa desapercebido. Em contrapartida, um grande volume de alimentos que estão aptos para o consumo, acaba se perdendo em alguma etapa do processo da cadeia de produção. Esses alimentos, poderiam ser destinados para saciar a fome de pessoas que convivem com a insegurança alimentar. Diante dessa situação, entender de maneira mais profunda os principais fatores que colaboram para a manutenção desse cenário, tais como os sistemas alimentares que também contribuem ou não com a saúde da população e do meio ambiente, se faz necessário e urgente. OBJETIVO: Dito isto, o objetivo desse trabalho é compreender os aspectos do sistema alimentar que impactam a sociedade. MÉTODO: A coleta de informações ocorreu por meio de revisão bibliográfica com a análise de artigos científicos, livros e busca em sites governamentais ou oficiais publicados no período de 2016 a 2024. DESENVOLVIMENTO: Nos resultados dessa pesquisa, foi constatado que somadas, a insegurança alimentar moderada e grave atinge 91,4 milhões de brasileiros e que a produção atual de alimentos seria o suficiente para atender a todas as pessoas que se encontram nessa situação. Ademais, os números do desperdício chegam à casa do bilhão, e boa parte dessa triste realidade, ocorre dentro dos lares e também em todas as etapas do processo de produção gerando impactos financeiros, sociais e ambientais. Portanto, investir em sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis pode gerar lucro e auxiliar efetivamente na diminuição dos impactos ambientais, na saúde das pessoas e colaborar com uma sociedade com mais equidade. A situação nutricional da população brasileira foi coletada através do VIGITEL 2023, que identificou um crescimento exponencial de indivíduos com DCNT, seguindo a tendencia mundial de crescimento do número de pessoas que são afetadas com a sindemia global de obesidade, desnutrição e meio ambiente. CONCLUSÃO: Para finalizar, o trabalho mostrou como a sociedade é atingida por meio dos sistemas alimentares em suas principais esferas. Logo, a melhora e o equilíbrio de um fator, contribuirá com o progresso dos demais, haja visto que todos estão interligados e fazem parte de um mesmo sistema.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2376
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karina Cavalcanti Bonnasorte.pdf302.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.