Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2368
Título: Influência do fator V de Leiden na trombose venosa
Autor(es): Oliveira, Patrícia Aparecida Ferreira de
Degello, Giovanna Blanco
Palavras-chave: Diagnóstico
Fator V
Mutação
Trombose
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: DEGELLO, Giovanna Blanco. Influência do fator V de Leiden na trombose venosa. São Paulo, 2024. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024.
Resumo: As doenças trombóticas são um problema global de saúde pública. A trombose venosa é uma condição multifatorial com alta incidência na população. O desenvolvimento dessa condição está intimamente relacionado à presença de fatores ambientais e genéticos, podendo ocorrer de forma combinada ou isolada. Entre as diversas mutações genéticas que podem predispor a eventos trombóticos, a mais comum na população humana é a mutação G1691A do fator V, conhecida como fator V de Leiden (FVL). Essa mutação causa resistência à proteína C ativada, resultando em um estado de hipercoagulabilidade que aumenta o risco de trombose. O diagnóstico é realizado por uso de testes genéticos específicos que detectam indireta ou diretamente a presença da mutação. Uma vez identificada, auxiliam na implementação do manejo adequado e medidas preventivas que reduzem o risco de trombose para esses portadores.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2368
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovanna Blanco Degello.pdf715.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.