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Título: Diagnóstico situacional para planejamento em saúde
Autor(es): Kowalski, Ivonete Sanches Giacometti V. Costa; Salvador, Maria Elisabete; Terrazas, Caroline; Alexandre, Lourdes Bernadete dos Santos Pito; Auricchio, Ana Maria; Leal, Heidi Demura; Aver, Luciane Andrea; Costa, Larissa Silva
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Características da população
Diagnóstico da situação de saúde
Data do documento: 2023
Editor: Setor de Publicações - Centro Universitário São Camilo
Citação: AURICCHIO, Ana Maria et al. Diagnóstico situacional para planejamento em saúde. 1. ed. São Paulo: Setor de Publicações - Centro Universitário São Camilo, 2023. 87 p. ISBN 978-65-86702-54-5.
Resumo: A Unidade Curricular “Diagnóstico Situacional em Saúde” utiliza a metodologia ativa de ensino com os discentes de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário São Camilo. Estes desenvolvem o diagnóstico situacional da população de um território vulnerável, identificando os problemas de saúde e propondo estratégias de intervenção. Tanto no ambiente de prática das unidades de saúde de atenção primária quanto no laboratório de informática, os discentes são incentivados a relacionar a teoria e prática por meio de aplicação do diagnóstico situacional desenvolvendo a criatividade, comunicação, trabalho em equipe/multidisciplinar e formação de pensamento crítico, sendo o aluno o protagonista da aprendizagem. Tal metodologia é conhecida por Espaço Maker. Para atingir os objetivos cognitivos e comportamentais o discente realiza entrevistas com os “sujeitos chaves” da comunidade e da UBS/ESF com a utilização de instrumentos de coleta de dados, busca de dados secundários no DATASUS municipal com a utilização da ferramenta TABNET, realiza um mapa local com identificação dos riscos, identifica dos problemas de saúde que acometem a comunidade, aplicam os critérios de priorização dos problemas evidenciados e elaboram propostas de intervenção sobre os problemas de saúde identificados na comunidade.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2298
ISBN: 978-65-86702-54-5
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