Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2285
Título: Incidência de entorses de tornozelo em atletas de esporte de salto e o uso de órteses para prevenir relesões
Autor(es): Fioratti, Iuri
Sousa, Aline Serpejante Santos de
Busin, Lucas Xavier
Palavras-chave: Traumatismos do tornozelo
Atletas
Aparelhos ortopédicos
Relesões
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SOUSA, Aline Serpejante Santos de; BUSIN, Lucas Xavier. Incidência de entorses de tornozelo em atletas de esporte de salto e o uso de órteses para prevenir relesões. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024. 29 p.
Resumo: A entorse de tornozelo é uma das lesões mais comuns, tanto em ambientes esportivos quanto na vida cotidiana, com as entorses laterais acontecendo em maior número pelo complexo do ligamento colateral lateral ser mais fraco e menos numeroso. Esse tipo de lesão apresenta uma taxa de relesão alta, principalmente em atletas de voleibol e basquetebol, por serem esportes de contato e com grande número de deslocamentos, saltos e movimentos repentinos. A utilização de órteses é eficaz para evitar novas lesões, limitando a movimentação da articulação do tornozelo e dando um maior suporte para o atleta, físico e psicológico. O objetivo desse estudo foi abordar a utilização de órteses para tornozelo em esportes de salto como o voleibol e o basquete e realizar uma análise de fatores físicos e psicossociais em relação ao retorno do atleta ao alto rendimento. Foram selecionados oito artigos a partir dos critérios de inclusão, e a partir disso, foi realizado a leitura integral destes, que foram separados em dois grupos principais sendo eles, o primeiro grupo com os estudos que falassem sobre os aspectos biomecânicos e o segundo grupo, estudos que abrangeram sobre uso de órtese e sobre os fatores biopsicossociais da lesão e retorno da prática esportiva e em seguida, foi realizado uma análise descritiva sobre os achados. Foi concluído que as órteses e o treinamento são ferramentas que se complementam para a reabilitação e prevenção de novas lesões, porém, é necessário mais estudos sobre o tema para poder ter uma proporção maior dos efeitos biopsicossociais para definir quando se é mais benéfico utilizar as órteses externas junto ao treinamento proprioceptivo.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2285
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Serpejante Santos de Sousa.pdf234.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.