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dc.contributor.advisorDurce, Karinaen_US
dc.contributor.authorAlkmin, Tainá Eusebioen_US
dc.date.accessioned2025-02-11T13:46:02Z-
dc.date.available2025-02-11T13:46:02Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationALKMIN, Tainá Eusebio. Jogo educativo como metodologia ativa no ensino da classificação internacional de funcionalidade na formação em fisioterapia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024. 11 p.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2284-
dc.description.abstractA Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é recomendada tanto para a prática clínica quanto para o ensino nas Instituições de Ensino Superior (IES), porém isso é frequentemente desconsiderado por diferentes fatores, impactando diretamente na prática profissional. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do uso de jogo educativo como metodologia ativa no ensino da CIF na formação em fisioterapia, bem como avaliar e comparar a percepção dos discentes de períodos iniciais e finais do curso, quanto às variáveis ? tempo de jogo, nível de dificuldade, grau de compreensão sobre as instruções e correlação dos casos com o modelo biopsicossocial. Trata-se de um estudo de intervenção transversal, realizado com discentes do curso de fisioterapia de uma IES privada do Estado de São Paulo. O estudo ocorreu em 3 etapas: preenchimento do questionário pré realização do jogo; aplicação do jogo de tabuleiro UNIVERSO DA FUNCIONALIDADE e preenchimento do questionário pós realização do jogo. Resultados mostram que o conhecimento aumentou de 86,8% no pré-jogo para 91% no pós-jogo. A percepção do tempo do jogo foi de 84,4% considerando-o "ideal", a dificuldade foi vista como "fácil" por 52,6% dos alunos. 63,7% compreenderam as instruções "totalmente" e quanto à correlação com o modelo biopsicossocial, 62,3% acharam "totalmente" adequada. A contribuição do jogo para o aprendizado foi avaliada como "muito" por 50% e "totalmente" por 33,8%. Assim, o jogo mostrou-se eficaz no ensino da CIF em fisioterapia, entretanto são necessárias melhorias nas perguntas e nas regras de pontuação e desempate.en_US
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.subjectClassificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúdeen_US
dc.subjectEducação em saúdeen_US
dc.subjectAprendizagem baseada em problemasen_US
dc.subjectEnsinoen_US
dc.subjectGamificaçãoen_US
dc.titleJogo educativo como metodologia ativa no ensino da classificação internacional de funcionalidade na formação em fisioterapiaen_US
dc.typetccen_US
dc.description.notesTrabalho em Formato de Artigoen_US
dc.publisher.courseFisioterapia-
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