Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2284
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Durce, Karina | en_US |
dc.contributor.author | Alkmin, Tainá Eusebio | en_US |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T13:46:02Z | - |
dc.date.available | 2025-02-11T13:46:02Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | ALKMIN, Tainá Eusebio. Jogo educativo como metodologia ativa no ensino da classificação internacional de funcionalidade na formação em fisioterapia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024. 11 p. | en_US |
dc.identifier.uri | http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2284 | - |
dc.description.abstract | A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é recomendada tanto para a prática clínica quanto para o ensino nas Instituições de Ensino Superior (IES), porém isso é frequentemente desconsiderado por diferentes fatores, impactando diretamente na prática profissional. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do uso de jogo educativo como metodologia ativa no ensino da CIF na formação em fisioterapia, bem como avaliar e comparar a percepção dos discentes de períodos iniciais e finais do curso, quanto às variáveis ? tempo de jogo, nível de dificuldade, grau de compreensão sobre as instruções e correlação dos casos com o modelo biopsicossocial. Trata-se de um estudo de intervenção transversal, realizado com discentes do curso de fisioterapia de uma IES privada do Estado de São Paulo. O estudo ocorreu em 3 etapas: preenchimento do questionário pré realização do jogo; aplicação do jogo de tabuleiro UNIVERSO DA FUNCIONALIDADE e preenchimento do questionário pós realização do jogo. Resultados mostram que o conhecimento aumentou de 86,8% no pré-jogo para 91% no pós-jogo. A percepção do tempo do jogo foi de 84,4% considerando-o "ideal", a dificuldade foi vista como "fácil" por 52,6% dos alunos. 63,7% compreenderam as instruções "totalmente" e quanto à correlação com o modelo biopsicossocial, 62,3% acharam "totalmente" adequada. A contribuição do jogo para o aprendizado foi avaliada como "muito" por 50% e "totalmente" por 33,8%. Assim, o jogo mostrou-se eficaz no ensino da CIF em fisioterapia, entretanto são necessárias melhorias nas perguntas e nas regras de pontuação e desempate. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | Centro Universitário São Camilo | en_US |
dc.subject | Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde | en_US |
dc.subject | Educação em saúde | en_US |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | en_US |
dc.subject | Ensino | en_US |
dc.subject | Gamificação | en_US |
dc.title | Jogo educativo como metodologia ativa no ensino da classificação internacional de funcionalidade na formação em fisioterapia | en_US |
dc.type | tcc | en_US |
dc.description.notes | Trabalho em Formato de Artigo | en_US |
dc.publisher.course | Fisioterapia | - |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tainá Eusebio Alkmin.pdf | 236.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.