Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2277
Título: A influência da reabilitação pulmonar na qualidade de vida de crianças e adolescentes asmáticos
Autor(es): Reimberg, Mariana Mazzuca
Pereira, Gabrielli Garcia
Silva, Mariane Bezerra Santos
Palavras-chave: Crianças
Asma
Qualidade de vida
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: PEREIRA, Gabrielli Garcia; SILVA, Mariane Bezerra Santos. A influência da reabilitação pulmonar na qualidade de vida de crianças e adolescentes asmáticos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024. 17 p.
Resumo: A asma é uma doença respiratória crônica comum na infância, marcada por inflamação brônquica. A prática de atividade física é importante para controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida. O Pediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ) avalia a qualidade de vida em crianças e adolescentes com asma. Objetivo: Verificar a influência da reabilitação pulmonar na qualidade de vida de crianças e adolescentes asmáticos. Metodologia: Revisão bibliográfica de literatura através das bases de dados: LILACS, PEDro, PUBMED e Scielo. Foram utilizados os descritores ?Asthma?, ?Quality of Life?, ?Exercises? e ?Children?, com o operador booleano ?AND?. Os critérios de inclusão foram ensaios clínicos randomizados em inglês e português, dos últimos 10 anos que utilizaram o PAQLQ em população de 6 a 18 anos. Foram excluídos artigos de revisão sistemática e artigos não disponíveis na íntegra. Resultados: Foram encontrados 9 artigos, sendo 6 incluídos. Um estudo realizou treinamento aeróbio, observando aumento nos escores do PAQLQ, com diminuição dos sintomas e melhora da função pulmonar. Outro estudo utilizou o treinamento aeróbio e demonstrou diminuição dos marcadores inflamatórios, com aumento nos escores do PAQLQ. Um ensaio com treinamento indoor melhorou a qualidade de vida, função pulmonar e capacidade física. Em contrapartida, três artigos utilizaram intervenções como exercícios combinados, programa multifatorial e treinamento intervalado de alta intensidade, não apresentaram alterações significativas. Conclusão: A reabilitação pulmonar, através do treinamento físico demonstraram ser capazes de melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes asmáticos, com resultados positivos no PAQLQ.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2277
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabrielli Garcia Pereira.pdf247.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.