Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2267
Título: Esteatose hepática não alcóolica e síndrome metabólica em adolescentes com excesso de peso
Título(s) alternativo(s): Non-alcoholic fatty iver disease and metabolic syndrome in overweight adolescentsGraphical
Autor(es): Moraes, Leticia Fregona Hungria de
Fernandes, Vânia de Fátima Tonetto
Salustriano, Ingrid Kelly Marinho
Reis, Giovana Belisário
Colares Neto, Guido de Paula
Figueiredo, Carolina Costa
Evangelista, Nara Michelle de Araújo
Masquio, Deborah Cristina Landi
Palavras-chave: Síndrome metabólica
Fígado gorduroso
Adolescente
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: MORAES, Leticia Fregona Hungria de et al. Esteatose hepática não alcóolica e síndrome metabólica em adolescentes com excesso de peso. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 48, n. 1 , (jan./dez. 2024).
Resumo: A esteatose hepática não alcoólica (EHNA) é caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado e pode estar associada a síndrome metabólica (SM). A síndrome metabólica é considerada um conjunto de alterações no metabolismo, que envolve distúrbios lipídicos, glicídicos, pressóricos e excesso de adiposidade abdominal. A presença dessas duas condições pode predispor a maior risco cardiovascular e mortalidade. Assim, a relevância deste estudo se destaca no panorama brasileiro, onde o aumento de casos de EHNA e SM em adolescentes reflete uma tendência global, mas carece de investigações sobre as interconexões no cenário nacional. O objetivo desse estudo foi investigar a prevalência e a relação entre EHNA e SM em adolescentes com excesso de peso, bem como explorar a magnitude de sua associação e os fatores de risco envolvidos. Realizou-se um estudo transversal, com análise observacional dos dados, em um Hospital Infantil Estadual em São Paulo. A amostra foi composta por 67 adolescentes, de 10 a 19 anos, com diagnóstico de excesso de peso. Em todos os participantes foi realizada a avaliação antropométrica, e foram coletados dados bioquímicos e de EHNA pelo prontuário eletrônico. Para o diagnóstico de síndrome metabólica foi usado como referência a International Diabetes Federation. Na amostra total, a prevalência de EHNA e de SM foi de 47,8% e 53,1%, respectivamente. Notou-se que houve associação significativa entre a presença de EHNA e de SM, de maneira que a EHNA foi maior no grupo de adolescentes com EHNA (63,9%) do que o grupo sem EHNA (39,1%). A presença de SM associou-se a uma chance 3,45 vezes maior de diagnóstico de EHNA. Os adolescentes com EHNA apresentaram valores de peso, IMC, concentrações de LDL-colesterol e pressão arterial diastólica significativamente superior em comparação ao grupo sem EHNA. Dentre os parâmetros metabólicos, as concentrações de LDL-colesterol e o IMC associaram-se ao aumento de chances de EHNA. Conclui-se pelos achados desse estudo elevada prevalência de EHNA e SM em adolescentes com excesso de peso, bem como a associação significativa entre essas condições, com destaque ainda para as concentrações de LDL-colesterol e o IMC. Considerando-se a SM uma plataforma para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e a sua associação com a esteatose hepática estes achados servem de alertas para que medidas preventivas sejam adotadas desde a fase pediátrica.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2267
ISSN: 1980-3990
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Esteatose hepática não alcóolica e síndrome metabólica em adolescentes com excesso de peso.pdf874.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.