Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2263
Título: Empilhamento de ar em pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne: revisão de literatura
Autor(es): Lucato, Jeanette Janaina Jaber
Silva, Thalita Meri da
Palavras-chave: Distrofia muscular de Duchenne
Insuflação
Doenças neuromusculares
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: SILVA, Thalita Meri da. Empilhamento de ar em pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne/ revisão de literatura. São Paulo, 2024. 15 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024.
SILVA, Thalita Meri da. Empilhamento de ar em pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne/ revisão de literatura. São Paulo, 2024. 15 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024.
Resumo: Resumo: A fraqueza muscular respiratória dos pacientes com distrofia muscular de duchenne gera grande comprometimento em uma tosse eficaz, dificultando a desobstrução das vias aéreas e aumentando o risco de infecções recorrentes do trato respiratório. Objetivo: apresentar a eficácia da técnica de empilhamento de ar em pacientes com distrofia muscular de duchenne. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura, com busca livre dos artigos nos idiomas inglês e português, nas bases de dados PubMed, Scielo, Cochrane e PEDro, utilizando os descritores: Insuflação (Insufflation), Distrofia Muscular de Duchenne (Duchenne muscular dystrophy) e doença neuromuscular (neuromuscular disease). Os critérios de inclusão foram artigos considerados estudos de caso e ensaios clínicos randomizados onde os pacientes diagnosticados com DMD utilizavam a técnica de empilhamento de ar como parte do tratamento. Resultados: Foram encontrados 12 artigos dos quais 5 se encaixavam nos critérios de seleção, sendo todos realizados em pacientes com idade superior a 10 anos. Em 3 dos 5 artigos, foi relatado aumento do pico de fluxo de tosse após o uso da técnica de empilhamento de ar utilizando o AMBU adjunto ao uso de técnicas complementares, como a compressão torácica ou respiração glossofaríngea. Os outros 2 artigos relataram um aumento significativo na capacidade vital pulmonar além do aumento no pico de fluxo de tosse dos pacientes sem o uso de nenhuma outra técnica adjunta ao empilhamento de ar. Conclusão: O empilhamento de ar gerou um aumento no pico de fluxo de tosse, volume expirado, pressão expiratória máxima, capacidade de insuflação e capacidade vital.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2263
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thalita Meri da Silva.pdf280.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.