Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2262
Título: Reabilitação pulmonar em pacientes com fibrose cística
Autor(es): Lucato, Jeanette Janaina Jaber
Codato, Lucas Gongora
Bianco, Matheus Sutto
Palavras-chave: Fisioterapia
Reabilitação
Fibrose cística
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: CODATO, Lucas Gongora; BIANCO, Matheus Sutto. Reabilitação pulmonar em pacientes com fibrose cística. São Paulo, 2024. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024.
CODATO, Lucas Gongora; BIANCO, Matheus Sutto. Reabilitação pulmonar em pacientes com fibrose cística. São Paulo, 2024. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024.
Resumo: Resumo: A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva que afeta o sistema respiratório. A reabilitação pulmonar é baseada em uma avaliação, treinamento físico e educação. As principais intervenções incluem: limpeza da mucosa, controle da inflamação, otimização das trocas gasosas, corticoides e ventilação não invasiva. OBJETIVOS: Verificar as evidências da reabilitação pulmonar no tratamento de crianças, adolescentes e adultos com fibrose cística. MÉTODOS: Revisão literária, com busca nas bases de dados: PubMed, PEDro e SciELO. Os descritores foram: Rehabilitation, Physical Exercise, Physiotherapy e Cystic Fibrosis, com operadores booleanos ‘‘AND’’ ou ‘‘OR’’. Busca limitada a estudos entre 2013 e 2023, nos idiomas português e inglês. Critérios de inclusão: ensaios clínicos randomizados e diretrizes práticas que abordassem exercícios físicos aeróbicos e resistidos na fibrose cística. Critérios de exclusão: revisões sistemáticas e artigos que não abordassem técnicas terapêuticas de reabilitação. RESULTADOS: Foram encontrados 110 artigos, e 4 foram elegíveis. Dois artigos utilizaram crianças e adolescentes, realizando exercícios resistidos para melhorar força muscular e aptidão cardiorrespiratória. Houve aumento significativo de força e aptidão cardiorespiratória, sugerindo a eficácia do treinamento, mesmo sem treino aeróbio. Os outros dois artigos, realizados com adultos mostraram aumento significativo de força nos grupos de intervenção e apresentaram melhora na capacidade cardiorespiratória, sendo que um deles também apresentou aumento da qualidade de vida, aumento da saturação média e diminuição da dispneia. CONCLUSÃO: A reabilitação pulmonar nos pacientes com fibrose cística proporcionou melhora da força muscular periférica, força muscular inspiratória e expiratória, aptidão cardiorrespiratória, diminuição da gordura corporal, dispneia e qualidade de vida.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2262
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Matheus Sutto Bianco.pdf266.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.