Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2256
Título: Prevenção de lesões no ombro em atletas atacantes de voleibol: uma revisão de literatura e proposta de protocolo preventivo
Autor(es): Fioratti, Iuri
Missio, Carolina de Fatima
Palavras-chave: Lesões do ombro
Voleibol
Reabilitação
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: MISSIO, Carolina de Fatima. Prevenção de lesões no ombro em atletas atacantes de voleibol/ uma revisão de literatura e proposta de protocolo preventivo. São Paulo, 2024. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024.
MISSIO, Carolina de Fatima. Prevenção de lesões no ombro em atletas atacantes de voleibol/ uma revisão de literatura e proposta de protocolo preventivo. São Paulo, 2024. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Fisioterapia) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024.
Resumo: INTRODUÇÃO: O voleibol é um dos esportes mais praticados globalmente, com lesões no ombro, joelho e tornozelo sendo comuns entre os atletas. As lesões por uso excessivo no ombro representam um problema significativo, com uma média de 5% dos jogadores de voleibol de ensino médio relatando impacto no desempenho esportivo. A literatura revela uma lacuna significativa em estudos de alta qualidade sobre a etiologia das lesões no ombro no voleibol, além da falta de programas preventivos específicos. OBJETIVO: Compilar e analisar estudos existentes que abordam as lesões no ombro em atletas de voleibol, com ênfase em estratégias de prevenção. O objetivo principal é identificar os fatores de risco, técnicas de prevenção eficazes e lacunas na pesquisa atual, a fim de fornecer recomendações práticas para minimizar a incidência dessas lesões em atletas de alto desempenho. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de literatura e proposta de protocolo preventivo com base em revisões sistemáticas e ensaios clínicos que aborda questões sobre lesões do ombro em atletas de voleibol, prevenção dessas lesões e estratégias de manejo em atletas profissionais. RESULTADOS: Foram encontradas 6 revisões sistemáticas e 3 ensaios clínicos que demonstram fatores de risco extrínsecos, como a especificidade de treinamento e gesto, intensidade do treinamento e número de jogos, juntamente com fatores intrínsecos, como idade, sexo e histórico de lesões. Programas de prevenção de lesões têm focado no fortalecimento dos rotadores externos e internos, utilizando equipamentos como faixas elásticas e halteres. Estudos anteriores sugerem que a fraqueza muscular, especialmente nos estabilizadores do ombro e a fadiga muscular são fatores críticos que comprometem a estabilidade no gesto esportivo, aumentando o risco de lesões no ombro. A sobrecarga mecânica e metabólica, resultante de movimentos repetitivos de alta velocidade, como o saque e o ataque, provoca uma série de alterações no ombro dominante dos jogadores de voleibol. Essas alterações estão associadas a desequilíbrios musculares, rigidez posterior do ombro e frouxidão capsular anterior, fatores que podem levar a tendinopatias e outras patologias do ombro. CONCLUSÃO: Os estudos destacam a importância de programas de prevenção que incluam o fortalecimento específico dos rotadores externos e internos, exercícios focados em fases excêntricas e concêntricas dos movimentos e a otimização da técnica esportiva. A manutenção da flexibilidade muscular e a mobilidade articular também se mostra um importante elemento da prevenção em atletas.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2256
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carolina de Fatima Missio.pdf333.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.