Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2247
Título: Papel embriotóxico das micotoxinas na pré e pós-implantação embrionária
Autor(es): Vela, Rodrigo Alessandro Riemma
Crepaldi, Leticia Mingorance
Terciano, Lívia Terzenov
Palavras-chave: Micotoxinas
Teratogênicos
Desenvolvimento embrionário
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: CREPALDI, Leticia Mingorance; TERCIANO, Lívia Terzenov. Papel embriotóxico das micotoxinas na pré e pós-implantação embrionária. São Paulo, 2024. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024.
CREPALDI, Leticia Mingorance; TERCIANO, Lívia Terzenov. Papel embriotóxico das micotoxinas na pré e pós-implantação embrionária. São Paulo, 2024. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024.
Resumo: Micotoxinas são metabólitos secundários tóxicos sintetizados e liberados por fungos que contaminam produtos agrícolas. Seus efeitos embriotóxicos são estudados em modelos experimentais, que indicam a influência das micotoxinas Aflatoxina, Alternariol, Deoxinivalenol, Fumonisina, Ocratoxina e Zearalenona na qualidade de gametas, pré e pósimplantação e desenvolvimento embrionário. O objetivo desta revisão é relacionar efeitos embriotóxicos à ação das micotoxinas que contaminam alimentos comuns mundialmente. Para isso, foi realizada uma busca de artigos publicados entre 2010 e 2024 nas bases de dados Pubmed, Scielo e Google Scholar, apresentando informações sobre micotoxinas e seus efeitos embriotóxicos com as palavras-chave: Mycotoxin, Embryotoxicity, Embryonic development. Os artigos apresentaram efeitos das micotoxinas citadas nos fatores embrionários e reprodutivos em modelos animais. A Aflatoxina afeta maturação oocitária, gera efeito genotóxico em animais prenhes e expressão de genes pró-inflamatórios em embriões. O Alternariol gera estresse oxidativo e apoptose em blastocistos e redução de peso fetal. O Deoxinivalenol gera resposta pró-inflamatória pela indução de estresse oxidativo e malformações esqueléticas em fetos. A Fumonisina interfere na maturação oocitária e gera deficiência de folato, afetando desenvolvimento e fechamento de tubo neural. A Ocratoxina gera redução na taxa de maturação de oócitos, morte de embriões e anormalidades craniofaciais em animais. A Zearalenona gera alterações nos níveis de progesterona e estradiol, na taxa de clivagem de blastocistos, no desenvolvimento placentário e no peso fetal. Os resultados apresentados demonstram que micotoxinas causam efeitos embriotóxicos diversos em modelos animais, evidenciando a necessidade de mais estudos para compreender possíveis efeitos semelhantes em humanos.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2247
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Lívia Terzenov Terciano.pdf947.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.