Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2243
Título: Avaliação da eficácia da ultrassonografia com doppler para guiar procedimentos de rinomodelação
Autor(es): Rodrigues, Guilherme Oberto
Ferri, Giovanna de Lima
Gonçalves, Giovanna Maria
Palavras-chave: Ácido hialurônico
Ultrassonografia doppler
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: FERRI, Giovanna de Lima; GONÇALVES, Giovanna Maria. Avaliação da eficácia da ultrassonografia com doppler para guiar procedimentos de rinomodelação. São Paulo, 2024. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024.
FERRI, Giovanna de Lima; GONÇALVES, Giovanna Maria. Avaliação da eficácia da ultrassonografia com doppler para guiar procedimentos de rinomodelação. São Paulo, 2024. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Biomedicina) - Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2024.
Resumo: Objetivo: Analisar os resultados de procedimentos de rinomodelação guiado por ultrassonografia com Doppler. Introdução: Com o passar dos anos, se sabe que a procura pela estética para a correção de alguns detalhes tem aumentado muito, e a rinomodelação com preenchedores é um dos procedimentos mais procurados, com o avanço da tecnologia nos produtos injetáveis à base de ácido hialurônico. Referencial Teórico:O estudo da proporção humana foi bastante desenvolvido na civilização grega. Aristóteles, no século IV a.C., já dava importância à proporção aplicada na estética. Na era da arquitetura helênica, o corpo humano era considerado o exemplo perfeito de simetria e harmonia, sendo inclusive utilizado como medida na construção de templos. Metodologia: Para a realização desta revisão bibliográfica foi utilizada base de dados do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia (NCBI) que engloba plataformas como o PubMed, LILACS; PMC e OMIM. Foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: rinomodelação, ácido hialurônico, ultrassom doppler, preenchimento com ácido . Discussão: No estudo de Maria e pesquisadores, ter um estudo completo e o conhecimento preciso da anatomia nasal e da vascularidade durante a rinomodelação é indispensável, O uso de imagens ao utilizar o Doppler nos permite ter a capacidade de projetar e conduzir um tratamento personalizado e eficiente, evitando e minimizando eventos vascularizados. Outro benefício encontrado no estudo de Lima e pesquisadores foi a capacidade de utilizar o Doppler para guiar a injeção de hialuronidase em casos de efeitos adversos relacionados ao preenchimento. A identificação exata da localização e da quantidade do preenchedor em casos de hipercorreção ou migração do material permitiu uma abordagem mais segura e eficaz para corrigir esses problemas.Conclusão: Ao realizar o estudo foi possível concluir que os procedimentos de rinomodelação com preenchimento de ácido hialurônico guiado por ultrassonografia são mais adequados evitando os riscos em decorrência a lesões nervosas.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2243
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Giovanna de Lima Ferri.pdf924.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.