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dc.contributor.authorRoncoletta, Adriana F. Tamassiaen_US
dc.date.accessioned2024-11-19T19:44:35Z-
dc.date.available2024-11-19T19:44:35Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationBENEDETTO, Maria Auxiladora Craice de et al. Sessão de narrativas. O Mundo da Saúde, São Paulo, v.34, n.3 , p. 395-403, jul./set. 2010.en_US
dc.identifier.urihttp://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2212-
dc.description.abstractO modelo predominante na formação dos alunos ainda esta focado em disciplinas e ambientes intra hospitalares. Este modelo enfatiza o tratamento de doenças raras e resulta na falta de continuidade no acompanhamento de doenças. O que observamos frequentemente é uma fragmentação no ensino médico. De acordo com as Diretrizes Curriculares Brasileiras, o Programa de Medicina de Família do Centro Universitário da São Camilo, proporciona aos alunos um modelo longitudinal e integrativo do cuidado, que representa uma abordagem nova e inovadora o qual a continuidade é o princípio básico para realização deste programa. Inserido curricularmente para o terceiro ano da Universidade de São Camilo, o curso ocorre semestralmente na Clínica Escola PROMOVE onde os alunos estão sob a supervisão de um Médico de Família semanalmente . Estes pacientes são agendados para a mesma dupla que o atendeu, a referência do paciente esta no aluno. Ele é o responsável pelo paciente. Os alunos dizem que se sentem médico, têm a oportunidade de ver os mesmos pacientes várias vezes e aprendem simultaneamente a discutir condutas clínicas e a enfatizar a relação médico-paciente, priorizando as técnicas de comunicação, habilidades essenciais para o cenário ambulatorial. Esse modelo permite que os alunos incorporem os principais valores core values da Medicina de Família: a importância de ver os pacientes como um todo, o desenvolvimento de atitudes humanísticas, e a construção das relações terapêuticas. A continuidade favorece o aprendizado aos estudantes nestes aspectos, e também auxilia a superar os estereótipos que poderiam prejudicar a empatia e julgamento clínico preciso, qualidades essenciais para o desenvolvimento do profissionalismo. Os resultados preliminares deste programa devem motivar instituições que desejam desenvolver programas semelhantes. Mais estudos são necessários para avaliar o impacto a longo prazo destes programas na educação médica.en_US
dc.publisherCentro Universitário São Camiloen_US
dc.relation.ispartofO Mundo a Saúdeen_US
dc.subjectMedicina de famíliaen_US
dc.subjectAtenção primária à saúdeen_US
dc.subjectEducação médicaen_US
dc.titleO impacto da Medicina de Família na graduação médica: aprendizado centrado na continuidade e atenção primária. A experiência do Ambulatório de Medicina de Família no PROMOVEen_US
dc.title.alternativeThe impact of family medicine in medical undergraduate programs : apprenticeship centered in continuity and primary attention. The experience of the outpatient department of Family Medicine in PROMOVEen_US
dc.title.alternativeEl impacto de la medicina de familia en la graduación médica: aprendizaje centrado en la continuidad y atención primaria. La experiencia del Ambulatorio de Medicina de Familia PROMOVEen_US
dc.typeArtigo de Periódicoen_US
dc.identifier.doi10.15343/0104-7809.20103375383-
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