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Título: Instrumentalização do aluno de Medicina para o cuidado de pessoas na estratégia saúde da família: o relacionamento interpessoal profissional
Título(s) alternativo(s): Training medicine students for care in the family health strategy: the professional interpersonal relationship
Entrenamiento de estudiantes de medicina para los cuidados en la estrategia salud de la familia: la relación interpersonal profesional
Autor(es): Martines, Wânia Regina Veiga
Machado, Ana Lúcia
Palavras-chave: Cuidados à saúde
Educação médica
Saúde da família
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário São Camilo
Citação: MARTINES, Wânia Regina Veiga; MACHADO, Ana Lúcia. Instrumentalização do aluno de Medicina para o cuidado de pessoas na estratégia saúde da família: o relacionamento interpessoal profissional. O Mundo da Saúde, São Paulo, v.34, n.1 , p. 120-126, jan./mar. 2010.
Resumo: O estudo tem por objetivo descrever experiências relacionadas à formação do aluno de graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo, especificamente seu processo de instrumentalização, no que se refere ao relacionamento interpessoal profissional. Este é direcionado às atividades práticas de estágio que ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF), no município de São Paulo. O relato de experiência baseia-se na formação de três turmas de alunos (que encontram-se no segundo semestre do curso) durante o período de 2008-2010. São previstas aulas teóricas e prática de campo, destinadas às várias modalidades de cuidado prestados ao usuário, com ênfase nos procedimentos básicos de enfermagem, por meio da disciplina Integração Academia Ensino e Comunidade II. Observa-se que o investimento específico nas noções de relacionamento interpessoal profissional e comunicação tem facilitado o que consideramos ser o processo crescente de aprendizado relacional, no momento do aluno se aproximar das pessoas que compõem o cenário do cuidado: usuários, famílias, profissionais e pessoas da comunidade. Qualifica-se como essencial a aquisição de habilidades relacionais para desenvolver as demais habilidades, que dizem respeito aos procedimentos, e sobretudo, para sustentar a produção ampliada de cuidados na ESF, que tem a integralidade da assistência como eixo condutor, da qual o aluno participa ativamente, ao longo do semestre.
URI: http://repo.saocamilo-sp.br:8080/jspui/handle/123456789/2207
ISSN: 1980-3990
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